Evento da SRH/UFPI debateu a campanha Setembro Amarelo
Na manhã desta quarta-feira, (25), em frente à Prefeitura Universitária, a Superintendência de Recursos Humanos da Universidade Federal do Piauí (SRH/UFPI) promoveu programação especial sobre saúde mental e valorização da vida, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento teve como público-alvo os servidores da instituição, visando incentivar a socialização e o bem-estar em um ambiente fora do trabalho, conectando os colaboradores à natureza.
Apresentação musical
O encontro foi iniciado com uma apresentação musical, protagonizada pelos servidores técnicos em música David Prado, ao violino, e Luciano Azevedo, ao piano.
Médica do Trabalho da SRH/UFPI, Lilian Rêgo
A organizadora do evento, a médica do trabalho da SRH/UFPI, Lilian Rêgo, destacou o propósito do encontro. "Como Coordenação de Atenção ao Servidor, pensamos em criar um momento diferente, sair do formato tradicional de palestras mais formais e realmente envolver o público em um diálogo aberto. A ideia foi discutir tanto como instituição quanto como servidores, podemos contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e feliz. O trabalho, embora possa ser estressante, também tem o potencial de ser um fator de proteção, e nosso objetivo é trabalhar para que ele seja uma fonte de satisfação", ressaltou.
Além disso, Lilian comentou sobre a importância de fortalecer as conexões internas da UFPI. "Nosso objetivo é unificar as forças dentro da Universidade, porque, apesar de sermos um verdadeiro universo, muitas vezes não sabemos o que está acontecendo nos setores ao nosso redor. Temos áreas como o setor estudantil, acadêmico, e projetos de extensão, todos trabalhando em suas frentes, e queremos uma conexão clara. Queremos promover mais diálogo e colaboração entre os departamentos. Nossa vontade é de unir esforços, pois, juntos, podemos ser mais fortes", afirmou.
Palestra com a professora Antonella Sousa
O evento também contou com uma abordagem multiprofissional. A programação incluiu palestras com especialistas como a professora Antonella Sousa, docente do curso de Gestão de Dados, que abordou o tema "Felicidade no Ambiente de Trabalho... é possível?"; a professora Glebia Alexa Cardoso, professora de Educação Física, que discutiu "A Importância da Ginástica Laboral na Saúde do Trabalhador"; e a nutricionista Camila Revoredo, do Restaurante Universitário, que destacou o impacto da alimentação no equilíbrio emocional e mental.
Após as palestras, o evento foi finalizado com um gesto simbólico e sustentável: o plantio de mudas de Ipê no local. A ação reforçou a conexão com a natureza e simbolizou o cuidado com a vida, principal mensagem do Setembro Amarelo.
Momento de plantio de mudas de Ypê
O momento foi uma oportunidade para promover o bem-estar coletivo e reforçar a importância de cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho, fortalecendo a união entre os colaboradores da UFPI.