Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Simpósio Internacional de Saúde e Tecnologia (SISATEC) acontece em outubro; inscrições estão abertas

Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2024, 18h02

Nos dias 4 e 5 de outubro, será realizado o I Simpósio Internacional de Saúde e Tecnologia (SISATEC) no Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM/PI). O evento, idealizado pelo curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio da LIGADIS — Liga Acadêmica de Aplicações Digitais em Saúde, visa proporcionar aos profissionais da área e aos interessados no tema conhecimentos relevantes sobre tecnologia na saúde. Além disso, promoverá conexões entre participantes, empresas e outros profissionais que estão transformando a prática médica e o cuidado com o paciente. Para participar, basta acessar o site do evento e realizar o pagamento da taxa de inscrição.

O I SISATEC tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica em diversas áreas, com destaque para a interseção entre saúde e tecnologia. Para incentivar a participação dos estudantes, o simpósio oferece um programa de acessibilidade, garantindo o ingresso de alunos cotistas de instituições públicas e estudantes de universidades privadas que tenham ingressado pelo ProUni. O evento contará com palestrantes de renome nacional e internacional, que abordarão temas como robótica cirúrgica, telemedicina, aplicações de inteligência artificial em saúde e empreendedorismo médico. Além disso, haverá a oportunidade para que estudantes apresentem e tenham seus trabalhos avaliados e divulgados, incentivando a produção científica local.

“O I SISATEC é um evento pioneiro no Piauí por ser o primeiro a focar na inserção da Medicina do estado em áreas como inteligência artificial, tecnologias robóticas, telemedicina, terapias gênicas e empreendedorismo. Essas áreas, nos próximos anos, estarão cada vez mais presentes no cotidiano dos profissionais de saúde. A UFPI tem um papel central no desenvolvimento do projeto, sendo uma instituição de referência na área da saúde e reunindo profissionais e acadêmicos responsáveis pela idealização e promoção do simpósio”, afirmou Ítalo Kaleu, estudante de Medicina do Campus Ministro Petrônio Portella.

Entre os palestrantes de destaque está Alexandre Chiavegatto Filho, que ministrará a palestra “Aplicações Práticas de IA em Saúde”. Chiavegatto tem uma atuação proeminente na área da saúde, sendo professor livre-docente de Machine Learning em Saúde na Universidade de São Paulo (USP), onde também orienta programas de pós-graduação em Saúde Pública e Bioinformática. Além disso, ele atua como docente convidado e pesquisador visitante na Universidade de Harvard, é colunista semanal de inteligência artificial no Estadão e membro da Global Initiative on AI for Health da Organização Mundial da Saúde.

Um dos grandes diferenciais do evento será a criação de um espaço para o encontro de empresas locais e regionais, promovendo um ambiente propício para negócios e permitindo ao público observar, na prática, como a tecnologia já está transformando o setor de saúde.

Confira a programação completa aqui.

Acesse também o instagram @sisatecpi.