Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI aprova 1º Doutorado em Geografia do Piauí

UFPI aprova 1º Doutorado em Geografia do Piauí

Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2024, 17h42

WhatsApp_Image_2024-09-20_at_11.25.10.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) conquistou a aprovação do curso de Doutorado em Geografia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO). Este novo nível acadêmico complementa o mestrado, que existe desde 2011, e tem como público-alvo egressos de mestrados em Geografia e áreas afins. O curso terá como missão formar profissionais capazes de analisar criticamente os processos sociais e suas relações com a organização espacial no Brasil, com ênfase nas questões regionais do Piauí e os desafios socioambientais contemporâneos.

oficina_setembro-9_1.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Para o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, o novo doutorado reflete o constante aperfeiçoamento e compromisso do corpo docente da Instituição em expandir sua oferta de programas de pós-graduação. “Este é um projeto alinhado com as coordenações dos cursos, e a cada dia alcançamos melhores resultados, principalmente devido à qualificação contínua dos nossos docentes. Para aprimorar a qualidade dos programas, estamos focados na contratação de novos professores e professores visitantes, garantindo um intercâmbio acadêmico que enriquece ainda mais o ensino, pesquisa e extensão", afirma.

WhatsApp_Image_2024-09-20_at_17.38.29.jpeg

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

A pró-reitora de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira-Araújo, destaca a importância do novo curso para a UFPI e para o Estado do Piauí. "O curso de Doutorado em Geografia é um anseio da área e de toda a Universidade. Está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU). Com a criação deste doutorado, estamos atendendo à demanda por formação e qualificação ao nível superior, ampliando o impacto das pesquisas desenvolvidas, com grande inserção social e formação de docentes e pesquisadores de excelência", ressalta.

ClSaJIX.jpg

Coordenadora do PPG em Geografia, Bartira Araújo da Silva Viana

A coordenadora do curso, Prof. Bartira Araújo da Silva Viana, explicou que o doutorado contará com duas linhas de pesquisa: Estudos Regionais e Geoambientais e Ensino de Geografia, áreas pouco exploradas em outros programas do Nordeste. Ela também informou que serão ofertadas 12 vagas, com a previsão de lançamento do edital entre outubro e novembro de 2024, e a primeira turma deverá iniciar em 2025.

Segundo a professora, a criação deste curso representa um marco para o fortalecimento do ensino de Geografia no Piauí e para o incentivo à pesquisa acadêmica. "O doutorado propiciará o desenvolvimento de pesquisas que discutam o contexto regional e nacional, com foco nos aspectos físico-naturais, urbanos, agrários e culturais, além de temas relevantes no campo do ensino de Geografia, como a formação de professores e o currículo", ressaltou Bartira.

A aprovação do Doutorado em Geografia reflete o amadurecimento do corpo docente do PPGGEO, que, ao longo dos últimos 12 anos, formou mais de 180 mestres. Parte das pesquisas desenvolvidas durante o mestrado poderá agora avançar em discussões mais profundas, enriquecendo ainda mais a produção científica da Instituição.