Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPG em Agronomia promove palestra e mentoria sobre Empreendedorismo e Inovação

PPG em Agronomia promove palestra e mentoria sobre Empreendedorismo e Inovação

Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2024, 11h31

Palestra ministrada pelo Prof. Alessandro Coutinho no âmbito da I Jornada Integrada entre Graduação e Pós-Graduação do CCA/UFPI

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em uma iniciativa pioneira que reforça seu compromisso com a formação de líderes inovadores no setor agronômico, promoveu uma palestra e mentoria voltadas ao empreendedorismo e à inovação científica para seus discentes. O evento, coordenado pela professora Aurenívia Bonifácio, aconteceu no âmbito da I Jornada Integrada entre Graduação e Pós-Graduação do CCA/UFPI, realizada em parceria com o Centro Acadêmico de Agronomia/CCA e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Com o objetivo de inspirar e preparar os alunos para os desafios do mercado atual, o PPGA trouxe a Teresina o renomado professor Alessandro Coutinho Ramos, da Universidade de Vila Velha (UVV), que ministrou a palestra "Perfil Comportamental e Cientista Empreendedor". O pesquisador, além de sua carreira acadêmica em Agronomia e Biotecnologia, é um empreendedor atuante, fundador da Innovago Consultoria e Assessoria LTDA e do Instituto Capixaba de Ciências e Administração (ICCA). Sua expertise em conectar ciência, negócios e tecnologia o coloca como uma figura estratégica no cenário nacional de inovação.

De acordo com a professora Aurenívia Bonifácio, a dinâmica realizada pelo professor Alessandro Coutinho com os discentes do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) foi um dos pontos altos de sua presença na UFPI. “Durante a atividade, Coutinho promoveu uma interação direta com os alunos de mestrado e doutorado, ouvindo atentamente seus desafios, aspirações e percepções em relação ao papel do agrônomo no mercado atual. A partir dessas conversas, o professor conduziu uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), que serviu como ferramenta de autoavaliação tanto pessoal quanto do programa como um todo”, explicou.

Palestra "Empreendedorismo e Inovação na Agronomia da UFPI", ministrada no auditório do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFPI/CCA

A dinâmica revelou uma lacuna no conhecimento dos discentes sobre as oportunidades de inovação disponíveis em Teresina, um ponto prontamente abordado pelo professor Alessandro que, junto com o professor Francisco de Alcântara Neto, articularam, junto à CEO da Startup ATEND, Jane Lima, e ao COO Cristino Castro, a organização de uma segunda palestra intitulada "Empreendedorismo e Inovação na Agronomia da UFPI". Realizada em 13 de setembro, a apresentação proporcionou aos alunos uma visão prática das iniciativas locais e nacionais que promovem inovação no campo da agronomia.

A segunda palestra também contou com a participação da professora Eliciana Vieira, Diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), e de Andreia Cavalcante, Gestora da Unidade de Inovação do SEBRAE no Piauí. Andreia destacou o Edital Startup Nordeste, uma oportunidade para os participantes transformarem ideias inovadoras em projetos reais. As inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro, proporcionando aos alunos uma oportunidade concreta de se inserirem no mercado de startups.

“A iniciativa do PPGA reflete o compromisso da UFPI em preparar seus alunos para se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo, onde a integração entre ciência e empreendedorismo é essencial para a criação de soluções inovadoras e sustentáveis para o agronegócio”, finalizou a professora Aurenívia Bonifácio.