XII Jornada de Matemática da UFPI começa nesta segunda (23)

Cópia_de_JMatUFPI_2024_-_Apresentação_20240920_111231_0000_page-0001.jpg

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Piauí (PPGMat/UFPI) promove a 12ª edição da Jornada de Matemática da UFPI (JMatUFPI), que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de setembro nos espaços do Cine Teatro, do Departamento de Matemática e no Auditório Afonso Sena, no Campus Ministro Petrônio Portella. O evento visa fomentar o interesse pela Matemática, especialmente entre estudantes do ensino médio, com atividades especiais direcionadas a esse público.

Voltado para alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores, o evento tem como um dos principais objetivos promover o intercâmbio de conhecimento entre estudantes, profissionais e pesquisadores da área. A programação incluirá plenárias, sessões temáticas, apresentações de pôsteres, entre outras atividades. O XII JMatUFPI será um espaço de enriquecimento acadêmico e científico, oferecendo oportunidades para conhecer pesquisadores renomados e se atualizar sobre os mais recentes avanços na Matemática.

WhatsApp_Image_2024-09-20_at_10.07.42.jpeg

Professor do curso de Matemática, Mykael Cardoso

Segundo Mykael Cardoso, professor e organizador da 12ª edição da Jornada de Matemática da UFPI, o evento, realizado desde 2009, é de grande importância científica. “É o principal evento científico do Estado do Piauí voltado exclusivamente para a Matemática. Nele, os alunos da nossa pós-graduação, bem como os de graduação e de outras instituições de ensino superior, têm a oportunidade de conhecer as tendências das pesquisas em Matemática e dialogar com pesquisadores de renome nacional e internacional. A Jornada de Matemática alcança muitos objetivos, tanto na promoção da pesquisa científica quanto no incentivo ao interesse e à vocação dos nossos alunos pela pesquisa em Matemática”, destaca o professor.

Sobre a inclusão de alunos do ensino básico nesta edição, Mykael explica que foi uma proposta discutida com a comunidade acadêmica. “Propusemos criar uma sessão olímpica voltada para alunos do ensino básico. Algumas escolas parceiras enviarão seus alunos, e vamos oferecer uma sessão focada no treinamento olímpico e na Matemática para esses estudantes”, conclui.

Confira a programação aqui.