Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > XII Jornada de Matemática da UFPI começa nesta segunda (23)

XII Jornada de Matemática da UFPI começa nesta segunda (23)

Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2024, 11h35

Cópia_de_JMatUFPI_2024_-_Apresentação_20240920_111231_0000_page-0001.jpg

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Piauí (PPGMat/UFPI) promove a 12ª edição da Jornada de Matemática da UFPI (JMatUFPI), que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de setembro nos espaços do Cine Teatro, do Departamento de Matemática e no Auditório Afonso Sena, no Campus Ministro Petrônio Portella. O evento visa fomentar o interesse pela Matemática, especialmente entre estudantes do ensino médio, com atividades especiais direcionadas a esse público.

Voltado para alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores, o evento tem como um dos principais objetivos promover o intercâmbio de conhecimento entre estudantes, profissionais e pesquisadores da área. A programação incluirá plenárias, sessões temáticas, apresentações de pôsteres, entre outras atividades. O XII JMatUFPI será um espaço de enriquecimento acadêmico e científico, oferecendo oportunidades para conhecer pesquisadores renomados e se atualizar sobre os mais recentes avanços na Matemática.

WhatsApp_Image_2024-09-20_at_10.07.42.jpeg

Professor do curso de Matemática, Mykael Cardoso

Segundo Mykael Cardoso, professor e organizador da 12ª edição da Jornada de Matemática da UFPI, o evento, realizado desde 2009, é de grande importância científica. “É o principal evento científico do Estado do Piauí voltado exclusivamente para a Matemática. Nele, os alunos da nossa pós-graduação, bem como os de graduação e de outras instituições de ensino superior, têm a oportunidade de conhecer as tendências das pesquisas em Matemática e dialogar com pesquisadores de renome nacional e internacional. A Jornada de Matemática alcança muitos objetivos, tanto na promoção da pesquisa científica quanto no incentivo ao interesse e à vocação dos nossos alunos pela pesquisa em Matemática”, destaca o professor.

Sobre a inclusão de alunos do ensino básico nesta edição, Mykael explica que foi uma proposta discutida com a comunidade acadêmica. “Propusemos criar uma sessão olímpica voltada para alunos do ensino básico. Algumas escolas parceiras enviarão seus alunos, e vamos oferecer uma sessão focada no treinamento olímpico e na Matemática para esses estudantes”, conclui.

Confira a programação aqui.