Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com tarde de música, Biblioteca Comunitária da UFPI promove acolhida do semestre 2024.2

Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2024, 11h03

camerata_de_violões_setembro-8.jpg

Evento contou com a Camerata de Violões para recepcionar estudantes no período 2024.2

A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco da Universidade Federal do Piauí (BCCB/UFPI) realizou programação especial para recepcionar os estudantes do período de 2024.2, especialmente os novos alunos. O evento, ocorrido na tarde desta quarta-feira (18), contou com a apresentação da Camerata de Violões da UFPI no hall interno da biblioteca. A iniciativa faz parte dos esforços da Universidade em integrar os alunos de forma mais leve e descontraída, por meio de atividades que vão além do tradicional ambiente acadêmico.

camerata_de_violões_setembro-11.jpg

Diretora da BCCB/UFPI, Vanessa Andrade de Carvalho

A diretora da BCCB/UFPI, Vanessa Andrade de Carvalho, enfatizou a proposta de transformar a Biblioteca em um espaço mais dinâmico e convidativo. "A ideia surgiu da vontade de fazer coisas diferentes, de ver a Biblioteca em movimento. Queremos que as pessoas percebam que esse espaço não é só um lugar de guarda de livros, mas também de troca, relacionamento e contato. A música alegra a alma e ajuda no raciocínio, mesmo para quem está só de passagem. Nossa intenção é acolher da melhor maneira possível", explicou a diretora, reafirmando o papel plural do espaço.

camerata_de_violões_setembro-10.jpg

Estudante de Jornalismo, Alana Lira

Alana Lira, estudante de Jornalismo, sentiu exatamente a sensação de descontração e acolhimento almejada pelo evento. Segundo ela, eventos como esse servem para suavizar a rotina dos estudantes, que muitas vezes passam longos períodos no campus. "Eu tive conhecimento do evento pelo Instagram, e eu acho que é muito importante ter esse tipo de recepção no início de cada período, principalmente para os calouros. Isso dá uma visão diferente para o espaço acadêmico, que não é um lugar tão árduo de se conviver. Esses momentos suavizam nossa rotina", destacou a aluna.

camerata_de_violões_setembro-13.jpg

Bibliotecária da UFPI, Ana Cristina Guimãres

Uma das idealizadoras do evento, a bibliotecária da UFPI, Ana Cristina Guimarães, destacou a necessidade de desconstruir a visão tradicional da Biblioteca como um local de silêncio absoluto. "Nossa proposta é desconstruir essa ideia de que a Biblioteca é um local de silêncio, onde não se pode produzir arte ou fazer barulho. Queremos unir essa busca pela desconstrução de protocolos com o acolhimento dos novos alunos. Estamos muito felizes com a receptividade da comunidade universitária", comentou a bibliotecária.

camerata_de_violões_setembro-12.jpg

Professor do curso de Música, Edson Figueiredo

O professor do curso de Música, Edson Figueiredo, que coordena a Camerata de Violões, também elogiou a iniciativa e destacou a importância de eventos culturais em espaços acadêmicos como a Biblioteca. "A Biblioteca é um dos lugares mais importantes da Universidade. Os alunos devem se sentir acolhidos e bem-vindos, pois é um espaço que vão precisar frequentar. Fazer atividades culturais na biblioteca é ainda mais interessante, porque hoje ela é um centro de várias atividades, não só um lugar para pegar livros. Portanto, participar com a Camerata foi uma satisfação, especialmente no início do período letivo", concluiu o professor.

camerata_de_violões_setembro-3.jpg

camerata_de_violões_setembro-15.jpg