Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > "Tecendo Cuidados em Saúde Mental no Ensino Superior" começa na segunda (23); inscrições estão abertas

Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2024, 15h08

1.jpeg

Durante o mês de setembro, dedicado à valorização da vida, diversas atividades de promoção da saúde mental estão sendo realizadas com o objetivo de dialogar com diferentes grupos da sociedade. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), não tem sido diferente. Com essa finalidade, foi organizado o evento "Tecendo Cuidados em Saúde Mental no Ensino Superior", uma iniciativa do Serviço de Apoio Psicológico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (SAPSI/PRAEC) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ). O evento é voltado à comunidade acadêmica da UFPI, ressaltando a relevância do bem-estar psicológico no ambiente universitário.

Segundo Izabelly Abreu, psicóloga do SAPSI, o objetivo do evento é apresentar aos estudantes diferentes formas de cuidado em saúde mental, através de múltiplas abordagens. Ela enfatizou a importância da iniciativa. “É inegável que a saúde mental é um componente essencial para o bem-estar geral e o sucesso acadêmico dos estudantes universitários. No Brasil, pesquisas recentes indicam um aumento significativo na prevalência de transtornos mentais entre alunos de graduação e pós-graduação, o que destaca a urgência de intervenções nessa área”, destacou.

Izabelly também explicou a motivação para a criação do evento. “Entendemos a saúde mental como parte fundamental do processo educacional. Portanto, o evento 'Tecendo Cuidados em Saúde Mental no Ensino Superior' surge como uma resposta ao incentivo de práticas que promovam o cuidado com a saúde mental. A proposta é oferecer um conjunto integrado de ações que visam prevenir o adoecimento mental, promover o bem-estar emocional e intervir precocemente em casos de vulnerabilidade psicológica”, elucidou.

A programação terá início na segunda-feira, 23 de setembro, e seguirá até sexta-feira, com atividades previstas para os turnos da manhã e da tarde. A agenda inclui palestras, oficinas e atividades físicas. O evento contará com certificação via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), e as inscrições já estão abertas. O prazo para inscrição vai até o sábado, 21 de setembro.

Acesse o formulário de inscrição aqui.

Confira a programação completa.