Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PROEXT-PG reúne comunidade acadêmica para tratar de iniciativas de extensão na Pós-Graduação

Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2024, 14h52

PROEXT-G_18.09.2024-9.jpg

Mesa de abertura do evento

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza nesta quarta-feira, 18 de setembro, o Seminário do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG), uma iniciativa promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa tem como objetivo fortalecer a formação dos alunos de pós-graduação por meio da intensificação de atividades de extensão, ampliando seus impactos na comunidade. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), em colaboração com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC).

PROEXT-G_18.09.2024.jpg

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

Representando o reitor Gildásio Guedes, a pró-reitora de Ensino de Pós-graduação da UFPI, Regilda Moreira-Araújo, destacou a importância de promover atividades de extensão no âmbito da pós-graduação. "É fundamental que possamos nos aproximar da comunidade e desenvolver ações de extensão, pois são elas que farão com que a pós-graduação chegue àqueles que realmente se beneficiam de nossas pesquisas", afirmou.

PROEXT-G_18.09.2024-4.jpg

Na abertura das discussões do seminário, o Coordenador Geral de Fomento e Ações Estratégicas da CAPES e primeiro palestrante do evento, Júlio César Piffero de Siqueira, explicou a origem da CAPES e o surgimento do PROEXT-PG. “Compreender a criação da CAPES é importante para entendermos como os programas de pós-graduação do nosso país foram configurados. Dentro desse cenário, aparece a pauta da extensão na pós-graduação, uma temática nova, mas relevante, uma vez que consiste no mecanismo de aproximar o conhecimento científico da comunidade”, acrescentou.

A mestranda do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN), Nagylla Maria Alves, expressou entusiasmo por participar das atividades do PROEXT-PG. "Esse evento é crucial porque a extensão é o elo entre a comunidade acadêmica e a sociedade, permitindo que ela tenha acesso ao que produzimos dentro da Universidade. A relevância da extensão se destaca quando a consideramos como um dos pilares do ensino", comentou a estudante.

O evento é dividido em três eixos principais: O primeiro eixo, coordenado pela professora Bartira Viana, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, promove a interdisciplinaridade e o contato direto entre a comunidade e a academia, contribuindo para a formação profissional dos estudantes. Este núcleo envolve 13 programas de pós-graduação (PPGs), que desenvolvem atividades como eventos, palestras, cursos e podcasts voltados à interação com a população. Já o segundo, liderado pela professora Solange Teixeira, do Departamento de Serviço Social da UFPI, é focado em intervenções sociais, com ênfase na saúde humana e animal. O objetivo é oferecer cuidados e tratar de questões sociais por meio de serviços prestados à comunidade. E o terceiro eixo, coordenado pelo professor Tarso Caselli, busca a popularização da ciência e da prática da pesquisa.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes: a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Gomes; a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Mônica Arrivabene; a coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, Keylla Urtiga; o Coordenador Geral de Fomento e Ações Estratégicas da CAPES, Júlio César Piffero de Siqueira; o representante dos coordenadores dos PPGs da UFPI, Natanael Santos; e os coordenadores dos eixos 1, 2 e 3 do projeto UFPI PROEXT-PG, professores Bartira Viana, Solange Teixeira e Tarso Caselli, respectivamente.

PROEXT-G_18.09.2024-13.jpg