Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Simpósio Internacionaliza discute avanços e perspectivas das relações da UFPI com países estrangeiros

Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2024, 09h36

2º_SIMPOSIO_INTERNACIONALIZA_UFPI-2.jpg

Mesa de honra do II Simpósio Intenacionaliza

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, na manhã de terça-feira (17), a abertura do "II Simpósio Internacionaliza: Possibilidades, Avanços e Perspectivas", no Cine Teatro. A segunda edição do evento teve como objetivo discutir o avanço das ações de internacionalização da Instituição, além dos resultados e perspectivas da contratação de professores estrangeiros, da recepção de estudantes internacionais e do envio de membros da comunidade local para atividades científicas no exterior. O simpósio foi promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) e pela Assessoria Internacional da UFPI.

O reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, ressaltou o empenho contínuo da Universidade em promover ações que incentivem a internacionalização dos programas de pós-graduação, por meio de iniciativas da PRPG. "Estamos constantemente trabalhando para melhorar a relação da UFPI com instituições estrangeiras. Atualmente, mantemos convênios com mais de 10 países e parcerias com mais de 30 universidades internacionais, além da contratação crescente de professores visitantes. Incentivamos os programas a participarem desse processo de internacionalização para que alunos e professores possam conhecer experiências internacionais e aplicar as metodologias estrangeiras em nossa Instituição", explicou.

2º_SIMPOSIO_INTERNACIONALIZA_UFPI-7.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Entre as ações de internacionalização dos programas, a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI e organizadora do simpósio, professora Regilda Moreira-Araújo, destacou a contratação de professores visitantes, os programas de doutorado sanduíche no exterior e a abertura de vagas para estudantes internacionais. "No passado, a Universidade dava apenas pequenos passos em relação às ações de internacionalização. Neste evento, apresentamos os avanços que alcançamos, as realizações e as perspectivas para a institucionalização da internacionalização na UFPI. Para que os programas de pós-graduação atinjam esse objetivo, a atuação da PRPG é fundamental", concluiu.

2º_SIMPOSIO_INTERNACIONALIZA_UFPI-3.jpg

Pro-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Regilda Moreira-Araújo

A professora Edna Juazeiro, diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e palestrante do II Simpósio, enfatizou a importância de buscar a internacionalização em consonância com a realidade da comunidade acadêmica local, garantindo que as parcerias sejam mutuamente benéficas e respeitem a identidade do pesquisador brasileiro. "Há, atualmente, um imperativo epistêmico para se fazer ciência em colaboração com universidades ao redor do mundo. Isso significa, acima de tudo, encorajar o pesquisador, o estudante e todos nós a pensarmos em uma ciência sem fronteiras, capaz de produzir respostas a um mundo em transformação, a partir de nossos próprios contextos conceituais locais", afirmou.

2º_SIMPOSIO_INTERNACIONALIZA_UFPI-9.jpg

Diretora de CCHL, Edna Juazeiro

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor da UFPI, Gildásio Guedes; da pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Francisco Tavares; da pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Gomes; da assessora internacional da UFPI, Juliana Paz; da diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras, Edna Juazeiro; e dos professores Napoleão Argôlo, Aldeidia Pereira e Tarso Caselli.

2º_SIMPOSIO_INTERNACIONALIZA_UFPI-4.jpg