Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI profere conferência em evento nacional sobre formação de enfermeiros em Saúde Mental

Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2024, 09h11

IMG-20240917-WA0134.jpg

Professora Márcia Astrês é conferencista do 7º Encontro Latino-Americano de Enfermagem em Saúde Mental

Na tarde da terça-feira, 17 de setembro, a professora Márcia Astrês Fernandes, docente e pesquisadora do Departamento de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), participou como conferencista do 7º Encontro Latino-Americano de Enfermagem em Saúde Mental, que acontece de 16 a 19/09, na cidade de Recife-PE, como parte da programação do 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, maior congresso de Enfermagem da América Latina.

A professora tem larga experiência no ensino, pesquisa, extensão e gestão em Saúde Mental, sendo convidada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEn) para proferir palestra sobre os ‘’Desafios na formação de enfermeiros em Saúde Mental”. Na oportunidade, discutiu sobre as estratégias para facilitar e melhorar a qualidade da formação do Enfermeiro em Saúde Mental, como o aprimoramento curricular, utilização de Metodologias Ativas de Ensino, educação multiprofissional e interdisciplinar, humanização do ensino e incentivo a pesquisa e extensão, pilares que estruturam a educação superior e, quando integrados, garantem uma formação mais completa, crítica e transformadora para estudantes, profissionais e demais membros da sociedade.

“Prestar cuidados de Enfermagem em Saúde Mental requer conhecimentos específicos para a avaliação, planejamento e implementação de cuidados, além de adotar uma postura respeitosa, cautelosa, humanizada e atenta às necessidades e singularidades de cada indivíduo”, ressalta a professora Márcia Astrês, que destaca, ainda, a Resolução Nº 678/2021 do COFEn , na qual preconiza que para atuar na área o profissional  deve, preferencialmente, possuir  pós-graduação em Saúde Mental, Enfermagem Psiquiátrica ou Atenção Psicossocial.

Os desafios para a formação são diversos, mas a docente pontua como os principais a necessidade de atualização dos conteúdos curriculares, necessidade de mais experiências práticas, tanto para discentes quanto docentes, além da necessidade de mais apoio e investimentos, visto que os recursos limitados comprometem a integração entre teoria e prática. “A formação desse profissional requer o desenvolvimento de habilidades e competências primordiais para o cuidado em Saúde Mental, incluindo conhecimentos sobre as políticas de saúde, comunicação efetiva, relacionamento terapêutico, trabalho em equipe, respeito a autonomia do cliente e, principalmente, compromisso com a atualização profissional contínua”, frisa a docente.

Ainda seguindo a programação, a professora Márcia Astrês, também ministra hoje (18)  curso de capacitação para os congressistas. O  evento continua  até amanhã, quinta-feira (19) e  participam do evento, profissionais de Enfermagem de todas as regiões brasileiras e de outros países.