Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > ABEM apresenta curso de Medicina de Picos como modelo de interiorização da Medicina no 62º COBEM

Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 11h27

WhatsApp_Image_2024-09-16_at_17.06.51.jpeg

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo; e coordenadora do curso de Medicina de Picos, Patrícia Batista, durante participação no 62º COBEM

O curso de Medicina do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI), localizado em Picos, foi reconhecido como modelo de interiorização pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) durante o 62º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM). O evento, realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 12 e 15 de setembro, contou com a presença do vice-reitor Viriato Campelo e da coordenadora do curso de Medicina de Picos, professora Patrícia Batista.

Para o vice-reitor Viriato Campelo, o reconhecimento destaca o impacto positivo do curso de Medicina de Picos, que está em processo de avaliação para credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC). “Fomos convidados pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM) para apresentar a estrutura do curso, seus resultados e os impactos que tem gerado na região e nos municípios vizinhos. O curso foi criado para suprir tanto uma demanda educacional quanto da área da saúde, qualificando profissionais que atuam na região. Agora, estamos na fase final do recredenciamento e aguardamos uma avaliação positiva, fruto de todo o esforço realizado até aqui", afirmou.

Inaugurado em 2016, o curso de Medicina de Picos já formou duas turmas e ampliou o acesso à Atenção Primária à Saúde, atendendo às necessidades das populações mais vulneráveis da região.

Segundo a professora Patrícia Batista, o Congresso também proporcionou discussões relevantes sobre o Projeto Pedagógico do Curso e sua aplicação prática. “Tivemos debates importantes durante a avaliação dos 10 anos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Medicina. Desde o início, nosso curso foi concebido para estar plenamente alinhado com essas diretrizes, incorporando áreas essenciais como urgência e emergência, atenção primária à saúde e práticas colaborativas", ressaltou.

Com o tema “Diretrizes curriculares nacionais para a formação médica: 10 anos de construção”, o evento reuniu profissionais, pesquisadores, estudantes e instituições de ensino médico para debater e compartilhar experiências, práticas e pesquisas relacionadas à educação e à prática médica.

O 62º COBEM contou com mais de dois mil participantes, 2,5 mil trabalhos submetidos e reuniu 180 palestrantes, debatedores e mediadores em cerca de 68 atividades realizadas ao longo dos quatro dias de congresso.