Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI será sede do VI CBJME; evento na área de Matemática Pura, Aplicada e Estatística

Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 09h56

WhatsApp Image 2024 09 16 at 11.31.22

Professores da UFPI durante V CBJME, em Belo Horizonte (MG)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi escolhida como a próxima instituição federal de ensino superior a sediar o 6º Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura, Aplicada e Estatística (VI CBJME), que ocorrerá em 2026. A proposta de candidatura da UFPI foi submetida pelos professores Mykael Cardoso, Ray Serra, Sandoel Vieira e Vitaliano Amaral, do Departamento de Matemática, e foi aprovada por unanimidade em 13 de setembro, durante a Assembleia Geral do congresso em Belo Horizonte (MG), onde aconteceu a edição de 2024.

O professor Mykael Cardoso, docente da UFPI e membro da comitiva presente na Assembleia, ressaltou que a aprovação foi fruto do trabalho e apoio coletivo do corpo docente da Universidade. Ele demonstrou entusiasmo com a realização do evento em 2026, afirmando: "Trazer um evento dessa magnitude para Teresina é muito gratificante e importante, pois assim podemos mostrar à comunidade matemática o grande potencial que temos aqui."

Ainda segundo o professor, a expectativa para a realização do CBJME no Piauí é alta, e as primeiras reuniões sobre o evento ocorreram logo após a aprovação da candidatura, ainda em Belo Horizonte. "Nossa intenção é organizar um evento excepcional, tanto para a comunidade local quanto para as universidades da região, criando uma programação robusta e atraindo o maior número possível de participantes", enfatizou.

Devido ao prestígio nacional do congresso, a programação contará com discussões sobre diversos tópicos, distribuídos em sessões temáticas e palestras ministradas por acadêmicos de destaque tanto no Brasil quanto no exterior. Pesquisadores internacionais também serão convidados para contribuir com o debate científico.

Por fim, há uma expectativa de que o evento traga benefícios à Universidade e à comunidade, tanto em curto, médio, quanto em longo prazo, promovendo a pesquisa nas áreas de matemática e tecnologia, além de fortalecer a UFPI como uma instituição de referência científica.

Sobre o CBJME

Criado em 2014, o Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura, Aplicada e Estatística visa promover o intercâmbio científico entre pesquisadores em início de carreira, além de fomentar discussões sobre políticas científicas voltadas para jovens cientistas.

As edições anteriores foram sediadas pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Confira fotos da edição de 2024 do CBJME:

WhatsApp Image 2024 09 16 at 11.31.22 1

WhatsApp Image 2024 09 16 at 11.57.40