Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza II Simpósio Internacionaliza nesta terça-feira (17)

UFPI realiza II Simpósio Internacionaliza nesta terça-feira (17)

Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2024, 17h20

WhatsApp_Image_2024-09-16_at_16.02.39.jpeg

A Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) e a Assessoria Internacional da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promovem, nesta terça-feira, 17 de setembro, a partir das 9h, no Cine Teatro, o II Simpósio Internacionaliza: Possibilidades, Avanços e Perspectivas.

Segundo a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, o II Simpósio possui um caráter científico e cultural, sendo uma iniciativa que promove a internacionalização da pós-graduação na Universidade. "Teremos a participação de docentes que realizaram missões de pós-doutorado no exterior, além de discentes estrangeiros que estão aqui através do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e outros convênios, compartilhando suas experiências com a nossa comunidade acadêmica. Queremos fomentar essa troca entre nosso corpo acadêmico, além de incentivar a participação em programas como doutorados sanduíches e outras iniciativas, como o Move La América. Assim, chegamos à segunda edição do Simpósio, com o objetivo de avançar ainda mais na internacionalização da UFPI e mostrar os resultados alcançados aqui", destacou.

A palestra de abertura será ministrada pela diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Edna Joazeiro, com o tema "Internacionalização, Pós-Graduação e o Fortalecimento da Ciência".

Logo após, às 10h25, ocorrerá a primeira mesa-redonda, intitulada “Experiências de Internacionalização de Docentes da UFPI e Convidados Estrangeiros”. Participarão do debate o professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Galen Patrick Barry, e a professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Elaine Maria Leite Andrade.

No turno da tarde, às 14h30, a assessora internacional da UFPI, Juliana Paz, conduzirá a palestra intitulada “A Internacionalização na Educação Superior: A UFPI e suas Iniciativas de Cooperação Educacional entre Países”.

Às 15h10, a programação segue com uma mesa-redonda sob o tema “Experiências de Internacionalização de Discentes da UFPI e Estudantes Estrangeiros”, que contará com a participação da mestranda Jelba Brooks, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), e do doutorando Boás dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP).

Encerrando as atividades do dia, às 16h45, a pró-reitora Regilda Moreira-Araújo ministrará a palestra “Desafios, Ações e Perspectivas de Internacionalização da Pós-Graduação na UFPI”, finalizando assim a programação do II Internacionaliza-UFPI.

Confira a programação completa abaixo:

WhatsApp_Image_2024-09-16_at_16.02.40_2.jpeg

WhatsApp_Image_2024-09-16_at_16.02.40.jpeg