Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores da UFPI fortalecem parcerias a partir de missão em Universidade do Chile

Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2024, 11h52

Pessoas sentadas ao redor de uma mesaDescrição gerada automaticamente

Reunião de apresentação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidad de Concepción. Na foto, Profa. Jardeliny Corrêa da Penha (PPGSC/UFPI), Prof. José Cláudio Lira (PPGSC/UFPI), Profa. Patrícia Cid (PPGENF/UdeC), e Prof. José Wicto Borges (PPGSC/PPGENF/UFPI)

Entre os dias 2 e 11 de setembro, os professores José Cláudio Garcia Lira Neto e Jardeliny Corrêa da Penha, ambos lotados no Curso de Enfermagem do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI), de Floriano, e professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade (PPGSC/CCS/UFPI), e o professor José Wicto Pereira Borges, do curso de Enfermagem do Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP/UFPI), em Teresina, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade (PPGSC/CCS/UFPI) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/CCS/UFPI), participaram de uma missão internacional na Universidad de Concepción (UdeC), na cidade de Concepción, Chile.

A missão teve como objetivo o fortalecimento de relações internacionais entre as instituições, por meio da promoção de colaborações em atividades de ensino e pesquisa, além da troca de experiências acadêmicas. Durante a visita, os docentes puderam conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da Faculdade de Enfermagem da UdeC e de programas de pós-graduação em áreas estratégicas como Enfermagem, Nutrição, Saúde Sexual e Reprodutiva e Ergonomia, e tiveram a oportunidade de estreitar laços e alinhar interesses de pesquisa com docentes da UdeC, principalmente com aqueles que atuam em áreas correlatas aos Programas de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade e em Enfermagem da UFPI, fortalecendo ainda mais o intercâmbio acadêmico entre as instituições.

Pessoas na frente de uma cercaDescrição gerada automaticamente

Visita ao Centro de Vida Saudável da Universidad de Concepción. Na foto, Dr. Miquel Martorell (Diretor do Centro de Vida Saludable), Prof. José Wicto, Prof. José Cláudio Lira, Profa. Jardeliny da Penha, e Dra. Fernanda Marín (Diretora Médica)

Durante a missão, o grupo também visitou o Centro de Vida Saudável (Centro de Vida Saludable), além de unidades da Rede de Atenção à Saúde chilena, como o Centro de Salud Familiar (CESFAM) e o Hospital las Higueras, na cidade de Talcahuano. Essas visitas permitiram aos professores uma visão mais ampla do funcionamento do sistema de saúde chileno, especialmente das práticas voltadas à promoção da saúde e ao cuidado de doenças crônicas.

Pessoas em pé em frente a computadorDescrição gerada automaticamente com confiança média

Os professores da UFPI também ministraram aulas aos alunos do Curso de Mestrado em Enfermagem da UdeC. As temáticas abordadas foram o "Contexto epidemiológico e a política intersetorial das doenças crônicas não transmissíveis em adultos no Brasil" e "Promoção da Saúde: ações desenvolvidas no contexto brasileiro". As aulas promoveram discussões enriquecedoras e permitiram a troca de experiências entre os acadêmicos e os docentes brasileiros.

No último dia de atividades, os professores da UFPI apresentaram os Programas de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade e em Enfermagem da UFPI, além de destacar a Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI), para a professora Viviane Eugenia Jofré Aravena, decana da Faculdade de Enfermagem da UdeC, a professora Alide Salazar Molina, diretora do Doutorado em Cuidados de la Salud, e a professora Patricia Roxena Cid Henríquez, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

A missão foi concluída com um encontro com Yasna Pereira Reyes, Diretora de Relações Internacionais da Universidad de Concepción, em que foi iniciada a formalização de um convênio de cooperação acadêmica entre a UFPI e a UdeC, reforçando os laços entre as duas instituições e abrindo caminho para futuras colaborações em ensino, pesquisa e extensão.