Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Expo Detalha Casa 2024 promove troca de conhecimento e experiências na área de Arquitetura de Interiores

Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2024, 16h21

EVENTO DE ARQUITETURA DETALHA

Expo Detalha Casa 2024 foi realizado no espaço do Centro de Tecnologia da UFPI

A edição de 2024 da "Expo Detalha Casa" encerrou-se nesta sexta-feira (13), no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizado no Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), em Teresina. O evento é um projeto de extensão focado no aperfeiçoamento das habilidades dos futuros profissionais da área de Arquitetura de Interiores. Este ano, a programação ocorreu entre os dias 11 e 13 de setembro, com o tema "Palhas na Arquitetura de Interiores".

A professora Nayane Costa, coordenadora do projeto de extensão e docente do curso de Arquitetura, destaca a importância do evento para a formação dos estudantes, proporcionando uma oportunidade de interação com empresas e profissionais do setor. Além disso, o evento promove discussões sobre o mercado de trabalho na área, envolvendo estudantes, empresas e profissionais da arquitetura. "Realizamos uma maratona de palestras com grandes nomes da arquitetura local e do design. Também contamos com a presença de artistas plásticos, grafiteiros, profissionais da moda e um público diversificado, incluindo jornalistas especializados em moda. Nosso público é bastante diverso, conectando diferentes artes e áreas", explica Nayane.

EVENTO DE ARQUITETURA DETALHA 11

Coordenadora do Expo Detalha Casa, professora Nayane Costa

Uma das palestrantes foi Adélia Borges, curadora de design, doutora honoris causa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e historiadora do design. Ela ressaltou a relevância da iniciativa pela proposta de projetos afetivos e com significado simbólico, destacando a valorização de matérias-primas de origem local. "Estou encantada com o evento. A universidade cumpre sua missão com esse projeto de extensão, que convida os participantes a refletirem sobre o papel que arquitetos, designers, paisagistas e outros profissionais correlatos desempenham na sociedade contemporânea", afirmou.

A Expo Detalha Casa contou com uma feira de artesanato e exposição de diversos materiais, além de palestras, oficinas e estandes de empresas especializadas no setor. Entre os destaques, estiveram Maneco Quinderé, renomado iluminador piauiense com vasta experiência em cenografia e iluminação; Regina Medeiros, artista plástica formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e referência em trabalhos com vidro; e Guto Índio da Costa, designer premiado internacionalmente e diretor de design da Índio da Costa A.U.D.T. O evento é uma parceria entre a UFPI e a Superintendência de Artesanato do Governo do Estado.

O estudante Iago Ribeiro, do 8º período do curso de Arquitetura da UFPI e voluntário no evento, destacou a importância do projeto de extensão na criação de oportunidades de networking para futuros arquitetos. "Contamos com a presença de profissionais de renome no cenário local e nacional. Esse contato direto entre estudantes e arquitetos em atividade abre portas para futuras conexões profissionais e traz inovações do mercado que enriquecem nossa formação", conclui.

EVENTO DE ARQUITETURA DETALHA 7

Estudante do curso de arquitetura, Iago Ribeiro

Confira mais fotos do evento:

EVENTO DE ARQUITETURA DETALHA 8

EVENTO DE ARQUITETURA DETALHA 2