Expo Detalha Casa 2024 promove troca de conhecimento e experiências na área de Arquitetura de Interiores
Expo Detalha Casa 2024 foi realizado no espaço do Centro de Tecnologia da UFPI
A edição de 2024 da "Expo Detalha Casa" encerrou-se nesta sexta-feira (13), no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizado no Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), em Teresina. O evento é um projeto de extensão focado no aperfeiçoamento das habilidades dos futuros profissionais da área de Arquitetura de Interiores. Este ano, a programação ocorreu entre os dias 11 e 13 de setembro, com o tema "Palhas na Arquitetura de Interiores".
A professora Nayane Costa, coordenadora do projeto de extensão e docente do curso de Arquitetura, destaca a importância do evento para a formação dos estudantes, proporcionando uma oportunidade de interação com empresas e profissionais do setor. Além disso, o evento promove discussões sobre o mercado de trabalho na área, envolvendo estudantes, empresas e profissionais da arquitetura. "Realizamos uma maratona de palestras com grandes nomes da arquitetura local e do design. Também contamos com a presença de artistas plásticos, grafiteiros, profissionais da moda e um público diversificado, incluindo jornalistas especializados em moda. Nosso público é bastante diverso, conectando diferentes artes e áreas", explica Nayane.
Coordenadora do Expo Detalha Casa, professora Nayane Costa
Uma das palestrantes foi Adélia Borges, curadora de design, doutora honoris causa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e historiadora do design. Ela ressaltou a relevância da iniciativa pela proposta de projetos afetivos e com significado simbólico, destacando a valorização de matérias-primas de origem local. "Estou encantada com o evento. A universidade cumpre sua missão com esse projeto de extensão, que convida os participantes a refletirem sobre o papel que arquitetos, designers, paisagistas e outros profissionais correlatos desempenham na sociedade contemporânea", afirmou.
A Expo Detalha Casa contou com uma feira de artesanato e exposição de diversos materiais, além de palestras, oficinas e estandes de empresas especializadas no setor. Entre os destaques, estiveram Maneco Quinderé, renomado iluminador piauiense com vasta experiência em cenografia e iluminação; Regina Medeiros, artista plástica formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e referência em trabalhos com vidro; e Guto Índio da Costa, designer premiado internacionalmente e diretor de design da Índio da Costa A.U.D.T. O evento é uma parceria entre a UFPI e a Superintendência de Artesanato do Governo do Estado.
O estudante Iago Ribeiro, do 8º período do curso de Arquitetura da UFPI e voluntário no evento, destacou a importância do projeto de extensão na criação de oportunidades de networking para futuros arquitetos. "Contamos com a presença de profissionais de renome no cenário local e nacional. Esse contato direto entre estudantes e arquitetos em atividade abre portas para futuras conexões profissionais e traz inovações do mercado que enriquecem nossa formação", conclui.
Estudante do curso de arquitetura, Iago Ribeiro
Confira mais fotos do evento:
Redes Sociais