Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PROEXT-PG ocorre nesta quarta (18); evento discute a extensão na Pós-Graduação

PROEXT-PG ocorre nesta quarta (18); evento discute a extensão na Pós-Graduação

Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2024, 16h11

WhatsApp_Image_2024-09-13_at_16.07.49.jpeg

O início dos trabalhos e atividades do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação acontecerá na quarta-feira, 18 de setembro. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi uma das instituições beneficiadas pelo PROEXT-PG, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A solenidade de abertura do Seminário, organizada pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), será realizada no Cine Teatro, às 9h.

O programa tem como objetivo fortalecer a formação acadêmico-científica e promover a integração de diferentes setores do conhecimento. Com a intensificação das ações de extensão, espera-se ampliar o impacto da pós-graduação na comunidade, por meio da colaboração entre instituições de ensino superior e diversos setores da sociedade.

A UFPI submeteu uma proposta composta por três eixos com finalidades distintas. Regilda Moreira-Araújo, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, destacou a importância do evento: “Este seminário será o ponto de partida para as atividades propostas no projeto institucional. Os três eixos de ação contemplados são: ensino, intervenções (que se refere à assistência) e popularização da ciência. Os programas realizarão atividades de extensão dentro desses eixos”, explicou.

O primeiro eixo, coordenado por Bartira Viana, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, visa promover a cooperação interdisciplinar e o contato direto entre a comunidade e os acadêmicos, contribuindo para a formação profissional dos estudantes. Este núcleo engloba 13 programas de pós-graduação (PPGs), que desenvolverão atividades como eventos, palestras, cursos e podcasts voltados à interação com a população.

O segundo eixo, coordenado por Solange Teixeira, é focado em intervenções sociais, com ênfase na saúde humana e animal. O objetivo é promover cuidados e incentivar a atenção a essas questões por meio de serviços prestados à comunidade.

O terceiro eixo, sob a coordenação de Tarso Caselli, que também é responsável pelo PROEXT-PG, tem como foco a popularização da ciência.

Regilda Moreira-Araújo ainda destacou a programação do seminário: “Teremos a presença de um diretor de programas da CAPES, que falará sobre as ações de extensão e o PROEXT-PG. Apresentaremos nossa proposta institucional aprovada e cada coordenação explicará as atividades que serão desenvolvidas. Além disso, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, professor Francisco Tavares, vai expor as ações de extensão que já estão em andamento na UFPI”, finalizou.

Confira a programação:

WhatsApp_Image_2024-09-13_at_16.04.27.jpeg