Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > X Setembro Azul da UFPI promove inclusão e discussão acerca do ensino e pesquisa em Libras

Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2024, 14h55

WhatsApp_Image_2024-09-12_at_15.00.20.jpeg

O X Setembro Azul da Universidade Federal do Piauí (UFPI) acontece entre os dias 23 e 25 de setembro, em alusão ao Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro. O evento tem como objetivo discutir e compartilhar conhecimentos relacionados ao ensino e à pesquisa da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e à cultura surda. As inscrições estão abertas e podem ser feitas via módulo de extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A programação acontece no Auditório da Pós-Graduação do CCHL e no Prédio de Letras-Libras.

Em sua décima edição, o evento se consolidou como uma atividade permanente no calendário do curso de Letras-Libras da UFPI. Neste ano, conta com a parceria do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), que participa ativamente com seus pesquisadores, professores e estudantes durante toda a programação.

LIBRA-2.jpg

Professor Clevisvaldo Lima

A iniciativa visa promover o intercâmbio de saberes sobre a língua de sinais e a cultura surda, além de reforçar o compromisso com a formação e o aperfeiçoamento de educadores na área. O coordenador do evento, professor Clevisvaldo Lima, destaca a importância da visibilidade proporcionada pelo Setembro Azul: “Consideramos o Setembro Azul muito importante para a Universidade, porque é um evento que chama a atenção da comunidade para o curso de Letras-Libras. Nosso curso tem um sistema de ingresso um pouco diferente das demais graduações”, afirma.

O professor Clevisvaldo também ressalta a necessidade da iniciativa para promover maior inclusão dentro da Universidade. “Outro fator muito importante é chamar a atenção da comunidade em geral, e da comunidade ufpiana em particular, para a presença dos surdos enquanto universitários. Isso ajuda a desconstruir estereótipos que as pessoas ainda têm em relação às pessoas com deficiência, especialmente os surdos”, explica.

O evento também estimula o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de criar um ambiente universitário mais acessível e inclusivo para alunos com deficiência auditiva. Além disso, busca aplicar os princípios das legislações que beneficiam as pessoas com surdez, promovendo debates, reflexões e a troca de conhecimentos sobre a língua de sinais e a cultura surda. Organizado por professores e alunos do curso de Letras-Libras, o evento incentiva discussões sobre pesquisas e metodologias de ensino que estão sendo desenvolvidas e aplicadas tanto na comunidade surda de Teresina quanto em todo o território nacional.

Programação

O X Setembro Azul da UFPI tem programação que dura três dias, com palestras, oficinas e apresentações. Além de exibição de curta-metragens incluindo legendas descritivas e interpretação em Libras.

Dia 23/09/2024

• 8h – Credenciamento e Abertura (Curso de Letras-Libras e PARFOR/UFPI).
  • 9h – Palestra 1: "Produção Artística-Cultural em Libras em Teresina", com Mário Augusto

e Luan Carneiro (SEDUC-MA).

• 10h30 – Intervalo para lanche.
  • 11h – Palestra 2: "Poesia em Libras: A Linguagem Poética", com Narlya Oliveira

(CREAECE-CE).

• 12h – Intervalo para almoço.
  • 14h – Oficinas: i) Poesia em Libras, ii) Libras Básico e iii) Escrita de Sinais.

15h30 – Intervalo para lanche.

• 16h – Continuação das Oficinas: i) Poesia em Libras, ii) Libras Básico e iii) Escrita de Sinais.
  • 18h – Encerramento.

Dia 24/09/2024

• 8h – Abertura com "Apresentações Artísticas dos Alunos do Curso de Letras-Libras".
  • 9h – Palestra 3: "A Língua de Sinais 'Cenas': Um Recorte de Pesquisa", com os professores

Douglas Macêdo e Iago Pedro (CAS/UFPI).

• 10h30 – Intervalo para lanche.
  • 11h – Apresentação de Trabalhos dos Alunos do Curso de Letras-Libras (banners, jogos,

etc.).

• 12h – Intervalo para almoço.
  • 14h – Palestra 4: "Análise de Iconicidade na Libras", com a Profa. Dra. Shisleny Machado

Lopes (UFPI).

• 15h30 – Intervalo.
  • 16h – Palestra 5:"Direito Linguístico e Acesso à Justiça", com a Profa. Dra. Valdeny Costa

(UFPI).

• 17h – Palestra 6: "Acessibilidade Cultural para surdos em Teresina: O Que Nós, Surdos,

Queremos?", com Yasmin Carla (ASTE-PI)

• 18h – Encerramento (Coordenação do Curso de Letras-Libras, UFPI).

Programação extra:

Dia 25/09/2024 - Cine movimento

• 9h- Sessão 1.
  • 14h- Sessão 2.

Confira a programação aqui também.