A saúde mental vem sendo um tema amplamente debatido em diversas esferas da sociedade, tornando-se uma questão de grande importância nos dias de hoje. Com isso em vista, a Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco da Universidade Federal do Piauí (BCCB/UFPI) está promovendo ações durante a campanha do Setembro Amarelo de 2024. As atividades serão realizadas com o intuito de envolver a comunidade acadêmica em iniciativas que reafirmam a necessidade de trabalhar o bem-estar psicológico.
A primeira ação teve início no dia 6 de setembro com uma exposição de livros sobre a valorização da vida e temáticas relacionadas. A mostra acontece na BCCB e se estende até o dia 30, promovendo a ponderação dos visitantes a respeito do assunto.
Nos dias 25 e 26, a programação inclui a exibição de filmes na sala Multimídia da Biblioteca Comunitária. A partir das 12 horas, obras cinematográficas com enredos ligados à conscientização do Setembro Amarelo e saúde mental serão apresentadas, incentivando o diálogo entre os espectadores.
Além disso, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da UFPI, a oficina “Up no visual” será iniciada no dia 27. Ministrada pelas maquiadoras profissionais Fernanda Grazielle e Nicole Almeida, a atividade acontece a partir das 9h da manhã, tendo como público-alvo os discentes da educação especial da Universidade. Para participar, as inscrições acontecem via formulário eletrônico. Acesse aqui.
Ana Cristina Guimarães, bibliotecária da BCCB
Ana Cristina Guimarães, bibliotecária da BCCB, explicou um pouco mais a respeito de como será realizada a ação. “A oficina acontecerá na sala de multimídia da biblioteca. Elas vão receber todas as instruções de como realizar a sua própria maquiagem. As maquiadoras vão estar aqui orientando e conduzindo como é que devem fazer. Elas vão trazer toda a maquiagem e os elementos que vão compor essa oficina”, elucidou.
Por último, a bibliotecária Ana Cristina Guimarães enfatiza que os projetos realizados pela BCCB ao longo do mês de Setembro demonstram o comprometimento e apoio ao bem-estar psicológico e valorização à vida da comunidade acadêmica.