Evento foi transmitido no canal UFPITV no YouTube
Com o objetivo de prestar apoio aos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em relação à Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o período de 2020-2024, a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) promoveu, nesta quinta-feira (12), a palestra de encerramento do VII Seminário de Acompanhamento e do I Seminário de Preparação para a Avaliação Quadrienal da CAPES. A apresentação foi conduzida pelo professor Antônio Gomes de Souza Filho, atual diretor de avaliação da CAPES. O evento, transmitido pelo canal UFPITV no YouTube, contou com a presença do reitor Gildásio Guedes, do vice-reitor Viriato Campelo, e da pró-reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araujo.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
O reitor Gildásio Guedes destacou os avanços alcançados pela Universidade em seus Programas de Pós-Graduação, além de reconhecer e valorizar o trabalho dos coordenadores dos programas. "Estou aqui para agradecer e incentivar nossos coordenadores, pois sem a participação deles e dos nossos alunos, não teríamos chegado onde estamos. Crescemos em quantidade, mas também em qualidade", afirmou.
Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo
A pró-reitora Regilda Moreira-Araújo abriu a palestra manifestando sua satisfação com o encerramento dos eventos: "Esta palestra fecha com chave de ouro nosso I Seminário de Preparação para a Avaliação Quadrienal da CAPES, que ocorrerá no próximo ano. Estamos muito felizes por concluir com a participação do professor Antônio Gomes, atual diretor de avaliação de programas pela CAPES", disse.
Diretor de Avaliação da CAPES, professor Antônio Gomes de Souza Filho
Durante sua exposição, o professor Antônio Gomes apresentou informações sobre o processo de avaliação do atual quadriênio e destacou os valores fundamentais para a Pós-Graduação moderna. "A Pós-Graduação precisa incorporar valores como a diversidade, abrangendo todos os setores da Universidade; além disso, precisa estar conectada ao mundo contemporâneo, que apresenta muitos desafios. Estes podem ser enfrentados de forma mais rápida e eficaz por meio da colaboração, em vez da competição", enfatizou.
Ao final, o professor agradeceu a presença e a participação dos coordenadores e gestores da Universidade, ressaltando a importância de seminários como esses, promovidos pela Administração Superior da UFPI, para o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Instituição.
Sobre os seminários da PRPG
Os seminários, realizados entre junho e julho deste ano, abordaram três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Humanidades; e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinares, englobando tanto os Programas Acadêmicos quanto os Profissionais. Todos os eventos ocorreram no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.
A realização dos seminários pela Administração Superior da UFPI, por meio da PRPG, teve como propósito o fortalecimento dos programas de Pós-Graduação da instituição, através do diagnóstico, planejamento, socialização de experiências e avaliação sistemática. A Avaliação Quadrienal da CAPES atribui notas aos programas de Pós-Graduação em todo o Brasil, em uma escala de 1 a 7, conforme critérios estabelecidos pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Essas notas influenciam diretamente o planejamento do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Ministério da Educação (MEC) quanto à continuidade dos cursos.