Professora Socorro Arantes recebendo menção honrosa na Universidad Pública de El Alto (UPEA), Bolívia
A professora do curso de Pedagogia e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (PPGPP), Socorro Arantes, recebeu, no dia 9 de setembro, na Universidad Pública de El Alto (UPEA), na Bolívia, uma menção honrosa em reconhecimento à sua contribuição para a ciência indígena e o pensamento indianista na América Latina.
Com um projeto de pesquisa aprovado pela CAPES, a professora informou que as missões do seu projeto serão realizadas ao longo de quatro anos, com a oferta de 56 bolsas de estudo de mestrado e doutorado sanduíche. Essas bolsas visam atender pesquisadores indígenas e quilombolas de todo o Brasil e de diversas áreas do conhecimento. Eles terão a oportunidade de passar entre seis e dez meses na Bolívia, país que abriga a maior população indígena da América Latina e possui vasta expertise em políticas públicas de gestão territorial e ambiental, além de direitos indígenas e cultura ancestral andina.
Socorro Arantes tem se dedicado ao trabalho com os povos indígenas Gamela, no Piauí, e no Brasil, atuando como assessora pedagógica da União Plurinacional de Estudantes Indígenas do Brasil (UPEI). Sua atuação envolve a discussão sobre o acesso e a permanência de estudantes indígenas na graduação e no sistema de ciência e tecnologia na pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES).
Em suas palavras, a professora destacou: "A luta dos povos indígenas no Brasil e na América Latina nos inspira a manter nosso compromisso intelectual com a busca pela igualdade de acesso e permanência nas universidades. Nesse sentido, as experiências dos povos andinos, especialmente dos Aymaras, são uma grande inspiração, seja pela criação de sua própria universidade, a UPEA, seja pela instituição do Estado Plurinacional na Bolívia, ou pela resistência em manter vivo seu sistema de conhecimento ancestral diante dos ataques do sistema colonial, que ainda perpetua seus processos de dominação na América Latina".