Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SINESPP destaca “Estado, governos e políticas públicas na América Latina” em sua 5ª edição

Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2024, 09h13

SINESPP24-2.jpg

Cerimônia de abertura no Cine Teatro da UFPI

Está aberto o V Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas (SINESPP). A solenidade de abertura ocorreu na noite de terça-feira, 10 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal da UFPITV no YouTube, e as atividades seguirão até o dia 13 de setembro. O evento contou com uma apresentação musical do grupo Valor de Pi e é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), tendo como tema central “Estado, governos e políticas públicas na América Latina: projetos societários em disputa”.

SINESPP24-13.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Durante a abertura, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, destacou a relevância do debate sobre políticas públicas no ambiente acadêmico. “A UFPI, como instituição voltada para a democracia e a produção de conhecimento, cumpre seu papel ao promover discussões sobre políticas públicas, fomentando ações que possam beneficiar a sociedade. O Simpósio, nesse sentido, é uma oportunidade para discutir os desafios e peculiaridades dos governos latino-americanos, assim como as soluções para os problemas que afetam suas populações”, afirmou o reitor.

SINESPP24-15.jpg

Professora Iracilda Alves Braga

A coordenadora do evento e docente do PPGPP, Iracilda Alves Braga, deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu o apoio institucional da UFPI na realização do SINESPP. “Agradeço pela colaboração e pelo suporte institucional, fundamentais para a concretização de mais uma edição deste importante evento”, declarou.

WhatsApp Image 2024 09 12 at 09.01.45

Sofia Laurentino Barbosa Pereira, presidente do Comitê Científico do SINESPP

Sofia Laurentino Barbosa Pereira, presidente do Comitê Científico do Simpósio, ressaltou a importância do evento para a Universidade e o fortalecimento do PPGP. “É um evento que visa fortalecer a internacionalização do nosso Programa de Pós-Graduação, socializar os resultados das pesquisas produzidas e ampliar os debates sobre a área do Estado, sociedade, políticas públicas, movimentos sociais e as suas diversas interfaces. Desta forma, estamos recebendo participantes de vários estados do Brasil e de diversos países, sobretudo da América Latina, então temos aqui conosco participantes e palestrantes que vieram para o SINESPP da Argentina, Colômbia, Chile e Reino Unido", enfatizou.

SINESPP24-19.jpg

Professor Mauro Iasi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A Conferência Magna de Abertura contou com os professores Francisco Dominguez, da Middlesex University (Londres), e Mauro Iasi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como palestrantes. O tema discutido foi “Onda Progressista na América Latina: implicações nas políticas públicas”.

SINESPP24-17.jpg

Professor Francisco Dominguez, da Middlesex University (Londres)

A mesa de honra da abertura contou com a presença de Gildásio Guedes, reitor da UFPI; Edna Goulart Juazeiro, diretora do CCHL; Solange Teixeira, coordenadora do PPGPP; e Iracilda Alves Braga, coordenadora geral do V SINESPP. Também estiveram presentes: Rosilene Marques Sobrinho de França, chefe do Departamento de Serviço Social; Teresa Cristina Moura Costa, vice-presidente regional Norte da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), representando a entidade; Regina Lúcia Alves da Costa, conselheira do CRESS, Conselho Regional de Serviço Social; Marcelis Pessoa, representando a FAPEPI; e Francisco de Tarso Ribeiro Caselli, pró-reitor em exercício da PRPG.

SINESPP24-12.jpg

Mesa de honra do V SINESPP

Ao longo dos quatro dias de evento, o Simpósio contará com a apresentação de mais de 500 trabalhos em diversas modalidades, com a participação de mais de 700 inscritos, tanto de forma remota quanto presencial. Além disso, haverá uma rica programação cultural, incluindo minicursos, mesas-redondas, lançamentos de livros, feira de artesanato e palestras com convidados de destaque no cenário brasileiro e internacional. As atividades serão realizadas no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e no Cine Teatro.

Para mais informações sobre esta edição do Simpósio, acesse o site sinespp.com.br e o Instagram @sinespp2024.

SINESPP24-16.jpg