Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes da UFPI vencem 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo

Estudantes da UFPI vencem 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo

Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2024, 14h49

WhatsApp_Image_2024-09-11_at_14.39.39.jpeg

Estudantes da UFPI conquistaram prêmio do Sebrae

Três estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que atuaram na Rádio FM Universitária, foram vencedores na 11ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo - Etapa Estadual Piauí, conquistando o primeiro e segundo lugares na categoria universitária e o terceiro lugar na categoria áudio. A premiação tem como objetivo valorizar os profissionais de imprensa que destacam os pequenos negócios, amplificando a voz dos empreendedores e empresários em todo o Brasil. Os projetos dos alunos abordaram o empreendedorismo atrelado a questões sociais relevantes dentro da vida acadêmica.

CEAD 15

Diretor da Rádio FM Universitária, Sílvio Henrique Barbosa. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Nesta edição do prêmio no Piauí, foram inscritos 42 trabalhos, representando um aumento de 300% em relação a 2022. O diretor da Rádio Universitária, Silvio Henrique Barbosa, destacou a importância da conquista para a comunidade acadêmica e para a rádio. “Esses três prêmios dos bolsistas da Rádio Universitária representam muito para nós. Eles refletem o empenho de nossos alunos em desenvolver trabalhos sérios, focados na cidadania e altamente competitivos. Parabéns a todos os envolvidos por esse trabalho tão dedicado, que também fortalece a Rádio Universitária e o nosso curso de jornalismo como um todo”, afirmou.

Estudantes vencedores pela UFPI

WhatsApp_Image_2024-09-11_at_14.39.39_1.jpeg

Estudante do curso de Jornalismo, Nathália Costa

Na categoria universitária, o primeiro lugar foi conquistado por Nathália Costa, com um trabalho sobre "Empreendedorismo e Maternidade". A estudante falou sobre a relevância do tema escolhido: “Esse é um tema muito importante, pois aborda como as mulheres utilizam a maternidade como uma oportunidade para empreender. Dados mostram que muitas mulheres abrem seus próprios negócios após a maternidade, uma vez que frequentemente são demitidas de seus empregos formais. Fico feliz de ter abordado essa questão e de trazer visibilidade para o papel das mulheres na sociedade. Ganhar esse prêmio é uma grande realização para mim como mulher, e estamos confiantes de que também venceremos na etapa regional, trazendo esse reconhecimento para o Piauí e para a nossa Universidade.”

WhatsApp_Image_2024-09-11_at_14.39.39_2.jpeg

Estudante do curso de Jornalismo, Pedro Silva

O segundo lugar na categoria universitária ficou com Pedro Silva, também bolsista da Rádio Universitária, que abordou o tema "Empreendedorismo na Periferia". Ele compartilhou sua satisfação com a conquista: “Esse foi meu primeiro prêmio e minha primeira participação em um evento desse porte, e estou muito feliz. Busquei trazer um pouco da minha realidade, mostrando como os microempreendedores transformam a dinâmica do bairro. Quis contar suas histórias, suas rotinas. Fico muito agradecido pela oportunidade e pelo apoio da Rádio FM Universitária. Espero que esse seja o primeiro de muitos prêmios que virão.”

WhatsApp_Image_2024-09-11_at_14.39.39_3.jpeg

Estudante do curso de Jornalismo, Joyce Nirvana

Na categoria áudio, o terceiro lugar foi para Joyce Nirvana, com o trabalho "Empreendedorismo e Universidade". A estudante também celebrou seu primeiro reconhecimento acadêmico: “Eu produzi uma reportagem sobre os empreendimentos universitários, especialmente na UFPI, onde muitos estudantes empreendem como forma de sustento. Com aulas integrais, é difícil conciliar trabalho e estudos, então eles buscam alternativas como a venda de alimentos ou produtos artesanais dentro da Universidade. Estou muito feliz com esse prêmio, especialmente porque trabalhei por dois anos na Rádio, e esse reconhecimento é uma excelente forma de encerrar esse ciclo. Como jornalistas, é essencial termos incentivos para explorar novas maneiras de transmitir mensagens e destacar diferentes facetas do empreendedorismo, dando voz a microempreendedores muitas vezes esquecidos.”

Os trabalhos vencedores na etapa estadual agora seguem para a etapa regional, onde serão escolhidos os finalistas para a fase nacional. No nível nacional, além das categorias de Texto, Áudio, Vídeo e Foto, o prêmio inclui as categorias especiais de Empreendedorismo Social e o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, que reconhecerá o melhor trabalho entre os vencedores das categorias principais de todos os Estados.