Novo cubículo possui 5 disjuntores a vácuo de alta tensão, sendo um disjuntor geral e quatro disjuntores secundários, um para cada ramal
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) inaugurou um novo cubículo de medição e proteção de energia no Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), em Teresina. A estrutura conta com quatro ramais, que dividem as áreas do campus em disjuntores independentes, além de um disjuntor geral. Essa configuração facilita a localização e resolução de problemas relacionados à energia elétrica, aumentando a eficiência no atendimento interno. Importante ressaltar que o novo sistema está em conformidade com as normas técnicas da concessionária de energia, a Equatorial Piauí.
Engenheiro eletricista da PREUNI, Dannylo Rodrigues
O engenheiro eletricista da Prefeitura Universitária, Dannylo Rodrigues, esclarece a mudança: "Anteriormente, havia apenas um disjuntor para todo o campus. Isso significava que, em caso de problemas em qualquer área, todo o campus ficava sem energia, o que gerava muitas interrupções". Ele complementa: "Agora, com o novo cubículo dividido em quatro ramais, podemos isolar o problema em uma área específica e manter o fornecimento de energia nas demais áreas da UFPI."
Durante a semana, o suporte pode ser acionado por meio do setor de manutenção. Nos fins de semana e feriados, como para os residentes da Residência Universitária Central e do Alojamento de Trânsito, as demandas devem ser comunicadas aos vigilantes, que repassarão o pedido à Prefeitura Universitária, responsável por acionar a equipe de manutenção nesses dias.
Todos os disjuntores estão integrados com relés digitais de proteção