Vice-reitora da UFPI se reúne com representante da embaixada do Timor Leste

A vice-reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Dra. Nadir Nogueira, se encontrou, na tarde desta sexta-feira (23), com Luis de Sousa Serqueira, encarregado do setor de educação da Embaixada do Timor Leste no Brasil. O encontro teve o objetivo de apresentar os programas de intercâmbio da UFPI. A ocasião contou ainda com a presença da Profa. Dra. Beatriz Gama, Assessora Internacional e Coordenadora do Ciências sem Fronteiras da UFPI .

Vice-reitora da UFPI, Profª Dra. Nadir Nogueira, assessora internacional, Profª Beatriz Gama e Luís de Sousa Cerqueira, adido de educação da embaixada do Timor Leste no Brasil 

No encontro, Luis de Sousa falou do interesse do seu país em enviar alunos para as graduações e pós-graduações da UFPI. "O nosso país passou muito tempo no controle da Indonésia e a sua população impossibilitada de falar a língua nativa, o português. Com a conquista da independência, houve a necessidade de mandar esses jovens ao Brasil para que eles aprendessem a língua portuguesa. Além disso, o Timor Leste carece de profissionais em muitas áreas, especialmente no campo tecnológico e a UFPI apresenta muitos e bons cursos de graduação das ciências exatas", explicou Luis de Sousa.  

Na oportunidade, a vice-reitora falou dos cursos da UFPI e da importância de promover intercâmbios. "A realização dos intercâmbios é um política institucional. A universidade apresenta um programa de internacionalização que é necessário e imprescindível ao desenvolvimento da instituição, do país e do aluno", ressaltou a Profª Dra. Nadir Nogueira.

Luís de Sousa Serqueira, representante da embaixada do Timor Leste

 

Profª Dra. Nadir Nogueira, vice-reitora da UFPI