Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula inaugural marca início do Mestrado em Saúde da Família no Campus de Picos

Aula inaugural marca início do Mestrado em Saúde da Família no Campus de Picos

Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2024, 16h30

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-09-06_às_16.05.39_b7ce0a79.jpg

Dicentes e docentes celebram a aula inaugural do mestrado em Saúde da Família

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na quinta-feira (05) a aula inaugural da primeira pós-graduação stricto sensu da Instituição da unidade de Picos. O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma integração da UFPI à Rede Profsaúde, liderada pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). A iniciativa atua em 45 instituições de ensino, com objetivo de expandir a graduação e pós-graduação no Brasil, através da educação permanente na área de Atenção Primária em Saúde.

A pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, professora Regilda Moreira-Araújo, parabeniza os esforços da comunidade do campus em criar a primeira pós-graduação da unidade, a qual representa o retorno da UFPI à Rede Profsaúde. Destaca o mestrado um marco da história de mais de 40 anos do CSHNB/UFPI e o primeiro passo para a introdução de outros programas de pós-graduação em nível de mestrado e de doutorado na unidade de Picos. “Um programa que apresenta grande potencial de desenvolver pesquisas aplicadas, que vão impactar diretamente nas ações das instituições de saúde voltados o SUS, secretarias de saúde e de educação do município, com intervenções e o planejamento de políticas públicas, bem como na interação com cooperativas, sociedade e grupos sociais. Um marco na história do campus, que está dentro das metas da PRPG de interiorizar a Pós-graduação da UFPI com a aprovação de programas stricto sensu para os campi fora de sede”, afirma.

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-09-06_às_16.05.40_6739bbf4.jpg

Da esquerda para a direita, coordenador do Mestrado em Saúde da Mulher, Mailson Fontes; pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Regilda Moreira-Araújo; gerente do NESP/UFPI, professora Lúcia Vilarinho; diretor do campus de Picos, Juscelino do Nascimento

Segundo o coordenador do Mestrado em Saúde da Família do CSHNB/UFPI, professor Mailson Fontes, um dos principais objetivos da proposta é qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade para aprimoramento da atenção à saúde com a população local. “É com grande satisfação que celebramos a instalação do Mestrado Profissional em Saúde da Família, um marco importante para o nosso campus e para toda a região do semiárido piauiense. Simboliza um avanço significativo, com potencial de transformar a saúde pública regional e preparar profissionais para lidar com as particularidades da nossa realidade, promovendo mais qualidade de vida à população”, acrescenta.

WhatsApp_Image_2024-09-05_at_17.48.29.jpeg

Mesa de abertura do evento

O diretor do campus de Picos, professor Juscelino do Nascimento, agradece a todos os professores envolvidos na proposta do Mestrado em Saúde da Família para a cidade e frisa que será uma iniciativa que terá grande contribuição a comunidade acadêmica da instituição. “Com muita alegria participamos desse momento, sobretudo porque se trata do primeiro mestrado da UFPI em nossa cidade. É uma grande conquista para a comunidade universitária, nossos professores, alunos e egressos, e também toda a comunidade externa que tem aqui para buscar uma formação em nível de pós-graduação sem precisar se deslocar para Teresina”, enfatiza.

A professora Regilda ministrou a aula inaugural, de título “Avanços da Pós-Graduação na UFPI e suas contribuições para o Desenvolvimento Regional”. Participaram do momento o diretor do campus, Juscelino do Nascimento; o coordenador do Mestrado Profsaúde, Mailson Fontes; a gerente do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UFPI), professora Lúcia Vilarinho; o coordenador Administrativo do Campus, Giorgi Fonseca; e a coordenadora acadêmica da Rede Profsaúde Nacional, professora Carla Pacheco (Fiocruz), docentes, discentes e técnicos.

WhatsApp_Image_2024-09-05_at_17.33.51.jpeg