Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SRH/UFPI apresenta uso da plataforma sou.gov e reforça explicações de segurança no trabalho

Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2024, 13h54

WhatsApp_Image_2024-09-03_at_09.33.13.jpeg

Superintendência de Recursos Humanos em diálogo com servidores da Universidade

A Superintendência de Recursos Humanos da Universidade Federal do Piauí (SRH/UFPI) realizou, na terça-feira (3/9), no auditório do curso de Física, reuniões essenciais para discutir e promover melhorias aos servidores. A ocasião teve como prerrogativas importantes o uso e a administração da plataforma sou.gov, bem como o planejamento da estrutura organizacional e avaliação de máquinas e equipamentos de laboratórios sob o olhar de segurança e saúde no trabalho.

Flávia Lorenne, Superintendente de Recursos Humanos (SRH), esteve à frente da reunião e destacou que a temática principal do encontro foi planejar a Universidade a partir das novas plataformas e sistemas de gestão. “Falamos sobre a parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento para que os setores da Universidade possam redefinir as suas unidades administrativas ou acadêmicas para que os servidores possam estar lotados nas suas devidas chefias através da implementação do sou.gov. Algumas atribuições do próprio sistema precisam que os servidores estejam realmente lotados na unidade administrativa ou acadêmica de forma correta porque isso vai reproduzir nas operacionalidades do próprio sistema, ou seja, na concessão de férias, na frequência e no PGD. Então, é um trabalho que a gente hoje apresenta para os diretores, bem como às unidades administrativas da Universidade”, disse.

WhatsApp_Image_2024-09-03_at_10.33.06.jpeg

Durante o momento foi tratado sobre segurança no âmbito do trabalho

Para Jéssica Caroline, Engenheira de Segurança do Trabalho na Universidade Federal do Piauí desde novembro do ano passado, relata que tem atuado em questões represadas na Universidade com relação aos laudos de insalubridade, periculosidade e emissão de aposentadoria especial. “A gente está tentando implementar agora a partir do SESMT um trabalho com a equipe para implementar medidas preventivas de saúde no trabalho, além de um mapeamento para averiguar riscos possíveis na Universidade. Para corroborar com esse trabalho, estamos alinhando também contratações através de licitação para poder ajudar a gente nessas atividade”, ressaltou.

Como Coordenadora de Atenção ao Servidor dentro do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), além de Médica do Trabalho, Lilian Rego de Carvalho Borges disserta que com a chegada da Engenheira Jéssica foi possível pensar e planejar ações preventivas de saúde e segurança no trabalho. Nós estamos tentando desde o início do ano fazer um planejamento para finalizar todos os processos em atrasos de adicionais ocupacionais ou de laudos de aposentadoria que são as coisas que tem que serem feitas no dia a dia a fim de conseguirmos ações de prevenção e promoção tanto na área de segurança, quanto na área de saúde. Então, a gente está tentando planejar ações que melhorem a saúde e a qualidade de vida no trabalho.

De acordo com as representantes do SESMT, está em trâmite um processo licitatório para a contratação de uma empresa terceirizada que vai ter a sua equipe técnica: médico,  engenheiro e técnico em segurança. Eles vão intensificar o monitoramento dos ambientes de trabalho com vistorias e definições dos riscos. Vão ser elaborados laudos, além da promoção de um programa de gerenciamento de riscos da universidade, algo solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O grupo tem previsão para começar a atuar em 2025, onde pretende-se viabilizar um novo tipo de metodologia em relação à segurança do trabalho na Universidade. “A gente tem vistorias técnicas para emitir um laudo de insalubridade, um laudo de periculosidade ou um laudo das condições ambientais, exigido para a aposentadoria especial. Mas teremos também vistorias técnicas a fim de atuar na prevenção,  saúde e segurança”, frisou Lilian Rego de Carvalho Borges.

Atualmente, para ter acesso a informações ou solicitar vistorias, o servidor pode procurar a sala do SESMT na Superintendência de Recursos Humanos (SRH) ou pode formalizar processo e endereçar a SRH.

WhatsApp_Image_2024-09-03_at_09.33.12.jpeg