LEDOC do Campus de Teresina celebra 10 anos do curso em evento realizado na cidade de Pedro II (PI)

Evento comemorativo aos 10 anos da LEDOC/CCE. Foto: Clara Harijan

O curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Centro de Ciências da Educação (LEDOC/CCE), celebrou nos dias 30 e 31 de agosto, na Escola Família Agrícola Santa Ângela, em Pedro II (PI), os 10 anos de sua fundação. O evento foi realizado em parceria com o Programa Escola da Terra (PET), que encerrou a terceira edição do curso de formação continuada para professores de classes multisseriadas de escolas do campo.

Em sua fala, o coordenador da LEDOC/CCE, professor Luiz Bonfim, destacou os princípios da graduação. “A LEDOC é um curso voltado à formação inicial de professores para atuar em escolas do campo. Essa formação é fruto da luta dos movimentos sociais por uma educação específica para os povos do campo, com uma proposta pedagógica baseada na Pedagogia da Alternância, que combina atividades letivas na universidade com ações nas comunidades. Por isso, decidimos sair dos muros da UFPI e comemorar essa década de existência junto à comunidade”, ressaltou.

A professora Keylla Melo, coordenadora do Programa Escola da Terra na UFPI, também comentou sobre a importância do projeto, que vem sendo desenvolvido pela universidade desde 2017, tanto nos níveis de aperfeiçoamento quanto de especialização. “Estamos concluindo a terceira turma de aperfeiçoamento e prestes a iniciar a segunda turma da pós-graduação. O programa se destaca por preservar um aspecto fundamental na implementação de políticas públicas: a parceria entre os governos federal, estadual e municipal, em conjunto com os movimentos sociais”, enfatizou.

Evento contou com apresentações culturais. Foto: Clara Harijan

A programação do evento incluiu momentos místicos, apresentações artístico-culturais, homenagens a personalidades da Educação do Campo, exibição de vídeos, apresentação de trabalhos científicos, oficinas de integração entre conhecimentos científicos e culturais, visitas de campo e confraternização.

O evento contou com a presença do Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPI, Francisco Tavares; do coordenador de Seleções e Programas Especiais da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, William Matsumura; de Secretários Municipais de Educação de Pedro II, Piripiri, Capitão de Campos, Lagoa de São Francisco e Domingos Mourão; do representante da Secretaria Estadual de Educação (Seduc/PI) e coordenador do PET na Seduc, Dante Galvão; além de professores, alunos, técnicos-administrativos e egressos da UFPI, especialmente da LEDOC, professores cursistas do Programa Escola da Terra e representantes de movimentos sociais e escolas famílias agrícolas.