Edição especial da revista da Academia Piauiense de Letras aborda os 50 anos da UFPI

WhatsApp_Image_2024-09-06_at_10.02.37.jpeg

A Academia Piauiense de Letras (APL) lançou, em 2024, edição especial de sua revista, Nº 80 - Ano CV, que trata dos 50 anos de fundação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Reunindo seis artigos dos autores Antônio Fonseca dos Santos Neto, Nelson Nery Costa, Pedro da Silva Ribeiro, Plínio da Silva Macêdo & Marina Barguil Macêdo, Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco e José Elmar de Melo Carvalho; o volume traz reflexões sobre a relevância da Universidade para o Estado e para a cultura local, consolidando-se como um marco histórico e um centro vital de pesquisa e ensino no Piauí. Para os interessados, a revista está disponível na livraria da APL.

A coletânea oferece uma retrospectiva abrangente das cinco décadas de história da UFPI, com artigos que narram momentos e eventos marcantes. Um dos destaques é a citação de Darcy Ribeiro, feita em 28 de março de 1979, no campus da Ininga, em que ele enfatiza a UFPI como um espaço de avanço e transformação do mundo.

Para o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, a publicação é fundamental para quem deseja conhecer a trajetória da Universidade. “É um trabalho que merece uma leitura atenta, pois narra os 50 anos de história da nossa UFPI. Recomendo a leitura tanto para alunos, professores, servidores técnico-administrativos, quanto para a comunidade em geral, pois a revista retrata a criação da UFPI, uma das maiores conquistas do nosso Estado”, ressaltou.

O vice-reitor da UFPI e acadêmico da Academia Teresinense de Letras (ATL), Viriato Campelo, comentou o processo de criação da edição especial. “Em 2021, realizamos uma série de reuniões com a equipe do professor Zózimo Tavares e com professores e personalidades que foram responsáveis pelos primeiros cinco cursos da Instituição: primeiros cursos da Instituição: Direito, Filosofia, Odontologia, Medicina e Administração, no antigo campus de Parnaíba. Assim, a publicação lançada em 2024 resulta desse registro histórico e do diálogo que promovemos para celebrar os 50 anos de fundação da UFPI”, explicou.

Entre os artigos dos Membros da APL e Professores da UFPI, Fonseca Neto, Nelson Costa, Plínio Macêdo e Anfrísio Neto (aposentado), destaca-se a contribuição de Fonseca Neto, com o texto “UFPI: A educação universitária com feição piauiense”. Nele, Fonseca Neto afirma: “A UFPI tornou-se uma referência significativa em pesquisa e ensino no Estado. Cumpriu sua missão, e esperamos que vá além. Formou milhares de graduados e pós-graduados, e o impacto disso na vida social local é evidente”. Além do artigo de Plínio Macêdo & M.Sc Marina Macêdo “Faculdade de Odontologia e a Criação da Universidade Federal do Piauí: 60 anos de História”. Neste artigo, o tópico “Protagonistas da História da UFPI: 40 Primeiros Doutores Docentes Efetivos da UFPI (1971-1991)” detalha a trajetória dos docentes que contribuiram para a consolidação da Universidade na realidade local.

Os autores Plínio Macêdo e Marina Macêdo destacam a importância da UFPI para o enriquecimento das estruturas sociais e culturais de Teresina e do Piauí, de modo que teve grande contribuição para ao desenvolvimento intelectual da população local. "A retrospectiva histórica da fundação da Universidade Federal do Piauí, tendo como pilares a Faculdade de Direito, Faculdade de Filosofia, Faculdade de Odontologia e a Faculdade de Medicina, dentre outras da instituição, aliada à ponderação dos indicadores abordados e dos parâmetros analisados, ao longo desses 60 anos, leva à inevitável conclusão de este foi um marco decisivo no sentido de incitar o progresso do estado do Piauí", afirmam.

Na apresentação da revista, o jornalista e acadêmico da APL, Zózimo Tavares, expressou sua emoção ao revisitar a trajetória da UFPI, recordando seus desafios e conquistas. Ele pontuou: “A expressão cunhada pelo acadêmico Felipe Mendes já se tornou um lugar-comum, mas ainda é a melhor maneira de traduzir a importância da UFPI no nosso contexto sociocultural: ela é um divisor de águas na história do Piauí”.