Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitoria realiza acolhida de Professor Visitante dos EUA que irá atuar no PPG em Filosofia

Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2024, 17h23

professor_internacional-8.jpg

Reunião de acolhida aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recepcionou na manhã desta quarta-feira (04) um professor visitante, advindo dos Estados Unidos da América (EUA), em mais uma das ações da instituição rumo à internacionalização. O professor Gallen Patrick Garry irá atuar pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL). A cerimônia ocorreu no Salão Nobre da Reitoria da UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella, sede na capital Teresina.

professor_internacional-2.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes destaca que a contratação é mais uma das ações da gestão para manter o posto de excelência da Universidade, em sintonia com a nota cinco (avaliação máxima) alcançada no recredenciamento de 2022 do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) do Ministério da Educação (MEC). “Estivemos focados na contratação de professores visitantes no estímulo à internacionalização dos Programas de Pós-Graduação. No início da gestão, possuíamos três professores da modalidade, hoje já possuímos 12. São mais de 65 grandes ações dentro do organograma da Universidade durante os últimos quatro anos para fortalecer ensino, pesquisa e extensão nos níveis de graduação, mestrado, doutorado e médio-tecnológico”, enfatiza.

1721655750013.jpg

A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, professora Regilda Moreira-Araújo, reforça que recentemente a Universidade aumentou as vagas para contratação de professores visitantes nacionais e internacionais, sendo uma demanda da PRPG atendida pelo Reitor, de modo que agora a instituição possui 12 Professores visitantes, dentre eles, o professor Gallen. “Será o primeiro professor visitante internacional da pós-graduação em filosofia da UFPI. Ele irá ajudar o programa na internacionalização, aumentará o impacto das publicações científicas, ministrará disciplinas e realizará demais atividades de pesquisa com docentes e discentes do Programa. Os projetos realizados com a colaboração de instituições estrangeiras são uma importante ação para aumentar a nota da CAPES dos PPGs da UFPI.O PPGFIL obteve a nota 5 na última avaliação quadrienal da CAPES e necessita realizar um processo de internacionalização para avançar na avaliação e obter a excelência com nota 6”, afirma.

professor_internacional-5.jpg

Professor Gallen Patrick Garry passará a atuar no PPG em Filosofia da UFPI

O professor Gallen explica que em 2022 recebeu bolsa de estudo na Paraíba e que aceita o cargo como uma possibilidade a mais de aumentar sua experiência com disciplinas, turmas e eventos em solo brasileiro, para além de seu cargo permanente no país de origem. Ele passou através de um seletivo pedido pela coordenação do PPGFIL à Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), e irá ministrar aulas por dois anos, com possibilidade de prorrogação para mais dois. “Estou ansioso em aprender perspectivas diferentes aqui. Eu já entendo que o departamento tem uma orientação mais pluralista e ampla que nos Estados Unidos. Temos muitos departamentos fortes, mas no meu país as perspectivas são mais retilíneas. Acredito que a parte da experiência será um aprendizado interessante para mim”, afirma.

professor_internacional-7.jpg

Coordenador do PPGFIL/UFPI, professor Fábio Abreu

Segundo o coordenador do PPGFIL/UFPI, professor Fábio Abreu, a internacionalização dos programas é um dos requisitos para aumentar a nota na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), o que pode ser realizado através da publicação em língua estrangeira por professores, recebimento de alunos de outros países, doutorado sanduíche para discentes em outros países e professores visitantes. “No último quadriênio, alcançamos nota cinco. Isso é muito importante para os nossos alunos terem uma perspectiva filosófica diferente da habitual, uma nova leitura. Também abre possibilidade de nós termos contato com professores dos EUA, um passo importante para a internacionalização”, acrescenta.

professor_internacional-3.jpg

Assessora Internacional da UFPI, Juliana Paz

A assessora internacional da UFPI, Juliana Paz, argumenta que a internacionalização da Universidade através dos programas de pós-graduação ofertados é importante para garantir a elevação da nota na CAPES, no caso do PPGFIL, aumentar de 5 para 6. “O professor vem colaborar com o PPGFIL, enquanto professor visitante, isso demonstra a preocupação da UFPI em aumentar seus índices de internacionalização, para que possam compartilhar conhecimento e nossos estudantes saberem o que está sendo estudado fora do Brasil”, finaliza.

Contratação de professores visitantes

Com o intuito de fomentar produções científicas, assim como a troca de conhecimentos e experiências, a Universidade Federal do Piauí recebe 10 professores visitantes nacionais e internacionais. A medida visa intensificar políticas de melhoria aos Programas de Pós-Graduação, além de reforçar a internacionalização da Instituição.

Os docentes passam a integrar os Programas de Pós-Graduação de Enfermagem, Filosofia, Ciência Política, Física, Políticas Públicas, Ciência e Engenharia dos Materiais, Odontologia, Agronomia, Química e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação (PROFNIT). Os PPGs de Enfermagem e Zootecnia já possuem um professor visitante. Assim, a Universidade conta com 12 educadores nacionais e internacionais.