A palestra de encerramento do VII Seminário de Acompanhamento e do I Seminário de Preparação para a Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES) ocorre na próxima quinta-feira, 12 de setembro de 2024. O evento que conclui a programação será ministrado pelo diretor de Avaliação da CAPES, professor Antônio Gomes de Souza Filho. Ocorrerá de forma remota via canal de YouTube da Universidade Federal do Piauí, UFPITV, às 8 horas da manhã.
Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, professora Regilda Moreira-Araújo
A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, professora Regilda Moreira-Araújo, destaca a importância dos coordenadores, docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade participarem da palestra e discussão, encerrando o I Seminário de Preparação para a Avaliação Quadrienal da CAPES, por ser uma oportunidade para discutir sobre a Avaliação Quadrienal em 2025 dos Programas pela CAPES, perspectivas de mudanças para as próximas avaliações e melhor preparação, tendo em vista a autoavaliação dos PPGs realizada durante o evento. “O Seminário de preparação foi muito importante para diagnóstico dos pontos fortes e pontos fracos dos Programas. Inclusive, já estamos promovendo ações para melhoria dos pontos fracos e será uma oportunidade para tirarmos dúvidas e conversarmos com o diretor de avaliação acerca do que foi discutido durante o Seminário de Preparação”, explica.
O evento é uma realização da Administração Superior da UFPI por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), que visa a fortalecer os programas ofertados na Instituição, mediante o diagnóstico, planejamento, socialização de experiências e avaliação sistemática. A Avaliação Quadrienal da CAPES atribui notas aos programas de pós-graduação em todo o Brasil, com notas que vão de 1 ao 7, segundo critérios estabelecidos pelo conselho técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), o que impacta diretamente no planejamento do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação (CNE/MEC) para definir a continuidade dos cursos.
Visto que a última avaliação quadrienal da CAPES ocorreu entre 2017 e 2020, um lapso temporal de 4 anos, os Seminários se destacam como uma importante iniciativa da UFPI para acompanhamento e preparação, mediante o diagnóstico da situação dos programas da UFPI, bem como dialogar com coordenadores, docentes e discentes, a fim de promover a melhoria e excelência dos cursos de pós-graduação da Instituição. Ocorridos durante o mês de junho e julho deste ano, os eventos abordaram na programação as três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Humanidades; Exatas, Tecnológicas, Multidisciplinares, tanto para Programas Acadêmicos como Profissionais, todas realizadas no Campus Ministro Petrônio Portella, cidade de Teresina.
Os objetivos específicos do evento são de planejamento estratégico, discutir as metas de curto, médio e longo prazo, acompanhamento de egressos, bem como a auto avaliação dos programas, com vistas a garantir um diagnóstico geral dos últimos 3 anos. Assim, pretende-se estudar a eficiência dos programas na formação e na inserção social dos mestres e doutores que receberam o título pela Universidade, critérios basilares da Avaliação Quadrienal da CAPES.