Acordo de cooperação foi assinado no Salão Nobre da Reitoria
Na manhã desta segunda-feira (2/9), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) assinaram um acordo de cooperação técnica. O principal objetivo desse acordo é promover a atuação conjunta para o estudo, a preservação e o cuidado com animais silvestres da região.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
Segundo o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, o acordo representa um esforço significativo da Universidade, especialmente através dos serviços prestados pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Preservação de Animais Silvestres (NEPAS). “Com esta parceria, esperamos ampliar os trabalhos realizados pelo Núcleo, coordenado pela professora Lilian Catenacci. Pretendemos colaborar com o IBAMA para proteger os animais silvestres, além de expandir as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas na nossa Instituição”, afirmou.
Coordenadora do NEPAS, professora Lilian Catennaci
A professora Lilian Catenacci, coordenadora do NEPAS e responsável pelo atendimento a animais selvagens no Hospital Veterinário Universitário (HVU), destacou a importância da parceria e discutiu os próximos desdobramentos. “Nosso próximo passo é intensificar as pesquisas aqui e construir o Centro de Triagem de Animais Silvestres e Reabilitação (CETAS) na área da Universidade. Esse é o objetivo pelo qual vamos lutar daqui para frente”, assegurou.
Superintendente do IBAMA, Thays Paiva
Thays Paiva, superintendente do IBAMA, enfatizou a relevância da cooperação entre as instituições e abordou mais sobre a formalização da parceria. “O acordo visa unir forças, acessar recursos e melhorar o trabalho já realizado tanto pelos professores da UFPI quanto pelos servidores do IBAMA. Precisamos fortalecer e ampliar esse trabalho para obter resultados mais efetivos para a sociedade, especialmente no que diz respeito aos CETAS, ao manejo de animais silvestres e a toda a cadeia envolvida nesse processo”, explicou.
Diretora do HVU/UFPI, Taciana Tenório
Taciana Tenório, diretora do HVU do Campus de Teresina, ressaltou o progresso alcançado com a assinatura da parceria. “Essa colaboração facilitará o atendimento clínico e cirúrgico de animais silvestres, que tende a aumentar. Em 2023, já observamos um crescimento nesses atendimentos, o que representa um grande avanço”, comentou.
O deputado federal Flávio Nogueira esteve presente na reunião e destacou a importância do trabalho de proteção ao meio ambiente. “Se queremos preservar o nosso meio ambiente, precisamos começar a dialogar para que possamos alcançar esse objetivo. Não podemos mais permitir a perda de tantas árvores e animais no Brasil”, reforçou.
Também estiveram presentes na ocasião o coordenador de Seleção e Programas Especiais da PREG, Willian Mikio Kurita Matsumura; o professor do Departamento de Morfofisiologia Veterinária, Miguel Cavalcante; o residente em Medicina Veterinária no HVU/UFPI, Vinícius Soares Esteves; o assessor do IBAMA, Francisco Macedo; e Fabiano Barbosa, do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS - IBAMA).