Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI entrega título de Professor Honoris Causa ao médico José Itamar Abreu Costa

Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2024, 15h14

Honoris-8.jpg

Solenidade foi realizada no Salão Nobre da Reitoria

Em uma cerimônia que ressaltou a importância dos profissionais de saúde para a sociedade piauiense, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) concedeu o título de Professor Honoris Causa ao médico José Itamar Abreu Costa. Esta é uma alta distinção acadêmica da instituição, dada em reconhecimento às suas notáveis contribuições para a medicina e a ciência no Piauí. A cerimônia ocorreu na tarde da quinta-feira, 29 de agosto, no Salão Nobre da Reitoria, e contou com a presença de representantes da Administração Superior, do Conselho Universitário (CONSUN), autoridades do Estado, familiares e amigos do homenageado. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal UFPITV no YouTube.

A concessão do título foi aprovada pela resolução Nº 142, de 28 de agosto de 2023, do Conselho Universitário (CONSUN), por proposição do vice-reitor, Viriato Campelo, em reconhecimento à extensa contribuição de Itamar Costa à ciência médica e aos relevantes serviços prestados à sociedade piauiense.

Honoris-29.jpg

Reitor Gildásio Guedes ao lado do Professor Honoris Causa Itamar Costa

O reitor Gildásio Guedes destacou que o reconhecimento ao médico foi concedido pela maior universidade do Piauí, que é nota máxima no recredenciamento do MEC e a sétima melhor instituição do Nordeste, segundo o Raking da Folha. Ele também mencionou os esforços da Administração Superior para que a UFPI alcançasse a nota máxima do MEC, 5, e um Índice Geral de Curso (IGC) de 3,34. “É um salto realmente grande. Nós saímos do 3 para o 5, do 2 para o 3,34. A Universidade se coloca em um patamar mais próximo da comunidade e passa a oferecer um ensino de qualidade, muito bem representado pelos seus alunos em suas atuações profissionais na sociedade. Nesse sentido, cabe a nós reconhecer as personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da instituição e, consequentemente, do nosso Estado e país”, afirmou.

Honoris-41.jpg

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

O vice-reitor, Viriato Campelo, ressaltou que a entrega do título se deve à dedicação de José Itamar Abreu Costa nos campos da educação, cultura e saúde, prestando serviços de grande relevância ao estado do Piauí. “Pelo excelente trabalho que o doutor Itamar realiza como extensão da Universidade, especialmente na formação de cardiologistas, resolvemos propor este título. Ele amplia um trabalho que já realiza há muito tempo. Basta dizer que temos mestres formados por ele espalhados pelo Piauí, Maranhão e Centro-Oeste do país. A honraria representa uma proximidade do médico com a Universidade e valoriza seu trabalho”, destacou Campelo.

Honoris-34_1.jpg

Itamar Costa é agraciado com título de Professor Honoris Causa

Natural de Alto Longá, o médico cardiologista se destaca como fundador e diretor do Hospital ITACOR, em Teresina. Ele também tem intensa atividade na área cultural do Piauí, integrando diversas entidades literárias, como a Academia de Letras do Vale do Longá (ALVAL), da qual é membro desde 2005. Além disso, é fundador e presidente da Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia (ALLCHE); presidente da Academia de Medicina do Piauí; e da recém-fundada Academia Teresinense de Letras.

Emocionado, o novo Professor Honoris Causa pela UFPI reiterou sua origem no interior do Estado e seu trabalho de 44 anos na área da saúde. “Vale a pena fazer um trabalho bem feito, vale a pena se cercar de boas pessoas. Estou aqui emocionado e estendo essa comenda a vários colegas de profissão. Nos últimos anos, montamos uma estrutura de ensino no Itaquá, onde, oficialmente, 28 médicos concluíram sua residência, nos moldes das residências de São Paulo e Rio de Janeiro. Esses 28 alunos foram orientados por mestres e doutores”, ressaltou Itamar.

Honoris-37.jpg

A cerimônia contou com a presença, presencial e virtual, dos conselheiros do CONSUN/UFPI, como o pró-reitor de Extensão e Cultura, Francisco Tavares; o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cavalcante; o diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Edmilson Miranda de Moura; a diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral, Edmilsa Santana; a diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Lívia Nery; a superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Virgínia Muniz; e a professora da UFPI, Gardênia de Sousa Pinheiro; além da participação da superintendente de Comunicação Social da UFPI, Graciele Barroso; do superintendente do HU-UFPI, Carlos Eduardo Batista de Lima; do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Hilo de Almeida Sousa; do presidente da Academia de Medicina do Piauí, Leandro Fernandes; do presidente do SESC Piauí, Valdeci Cavalcante; do desembargador Orto Torres; do presidente da Academia de Ciências do Piauí, Paulo Henrique Gomes de Lima; do presidente da Associação Reabilitar, Benjamin Vale; do secretário-geral de Medicina do Piauí, Caetano Cortez; e do acadêmico Fonseca Neto, representando a Academia de Letras do Piauí (APL).

Confira mais fotos:

Honoris-23.jpg