Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CTF/UFPI conquista nota superior à média Estadual e Nacional em avaliação do IDEB

Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2024, 11h37

WhatsApp_Image_2024-08-30_at_11.24.25.jpeg

O Colégio Técnico de Floriano, vinculado à Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI), alcançou a nota 5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), superando a média nacional de 4,3 e a média do Piauí, que foi de 4,5. Este resultado representa um marco significativo na trajetória do Colégio, que se destaca pelo empenho em oferecer um ensino de excelência.

CTT_69_ANOS-6.jpg

Superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, professora Virgínia Tamara Muniz Silva

A superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, professora Virgínia Tamara Muniz Silva, fala que a conquista do CTF reflete o empenho do corpo acadêmico do Colégio de Floriano. “É com muita alegria e orgulho que recebemos a notícia. É um resultado que reflete o compromisso coletivo dos docentes, servidores técnico-administrativos e terceirizados, em oferecer um ensino básico e técnico de alta qualidade. A Universidade Federal do Piauí, por meio de seus Colégios Técnicos, cumpre sua missão de formar cidadãos preparados para o mercado de trabalho e para a vida acadêmica”, destaca.

WhatsApp_Image_2024-08-29_at_15.18.00.jpeg

Diretora do Colégio Técnico de Floriano, professora Francimeiry Carvalho

A diretora do Colégio Técnico de Floriano, professora Francimeiry Carvalho, ressalta o esforço coletivo que levou à obtenção dessa nota. “É com muita felicidade e orgulho que recebemos essa notícia. A nota do IDEB representa um esforço coletivo dos nossos docentes, servidores técnico-administrativos, colaboradores e principalmente dos nossos estudantes. O CTF dedica-se às ações relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão impactando nesse resultado. E quem ganha é a comunidade que recebe profissionais cada vez mais qualificados. Esse reconhecimento reflete com a missão da nossa escola em promover uma educação transformadora, igualitária, inclusiva, preparando os nossos estudantes para o mercado de trabalho e para a vida. Por isso, parabenizo a todos que fazem o CTF pela dedicação, comprometimento e acima de tudo pela responsabilidade em oferecer uma educação que contribui para a permanência e êxito dos nossos estudantes”, afirma.

Para a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Técnico de Floriano, professora Maria Pereira da Silva Xavier, o investimento na formação docente e nos projetos pedagógicos desenvolvidos no colégio foi o fator responsável pela obtenção positiva do Ideb. “Este resultado nos alegra, mas também nos desafia a continuar melhorando cada vez mais. É um resultado motivador e sinaliza que estamos no caminho certo. A equipe de professores do CTF tem uma boa qualificação, todos possuem uma pós-graduação, a maioria tem no mínimo o mestrado e muitos com doutorado, confirmando a máxima de que investir na formação docente é importante para que se tenha bons resultados entre os estudantes", ressalta.

A docente ainda destaca a relevância dos projetos de iniciação científica e extensão, além da monitoria oferecida em algumas disciplinas. "Outro aspecto importante é o compromisso dos docentes, além das suas aulas, muitos desenvolvem projetos de iniciação científica com os alunos, projetos de extensão. Destacamos a presença de dois laboratórios: um Laboratório de Produção Textual-LPT, idealizado e coordenado pelo professor José Ribamar Júnior, e um laboratório de Matemática, idealizado e coordenado pelo professor Ricardo de Castro. Através destes laboratórios, são desenvolvidas atividades que contribuem no processo de ensino-aprendizagem. Nossos alunos são motivados a participarem de olimpíadas em diferentes áreas do conhecimento e contamos também com monitoria em algumas disciplinas”, acrescenta.

O que é o IDEB?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Calculado a partir dos dados de aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Ideb é um importante termômetro da qualidade educacional no Brasil.