Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SEMEARES destaca o tema “Cidades Sustentáveis” em sua 10ª edição

SEMEARES destaca o tema “Cidades Sustentáveis” em sua 10ª edição

Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2024, 16h26

X_semeares-8.jpg

Mesa de honra do X SEMEARES no Auditório do CTT/UFPI

O Colégio Técnico de Teresina da Universidade Federal do Piauí (CTT/UFPI) deu início nesta quarta-feira, 28 de agosto, à 10ª edição do Seminário Regional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis (SEMEARES), com o tema "Cidades Sustentáveis". O Seminário, que segue até o dia 31 de agosto, visa promover a educação ambiental e estimular o debate sobre sustentabilidade, envolvendo a comunidade em discussões importantes. Em 2024, ano que também celebra os 70 anos do CTT, o projeto busca incentivar uma maior participação da sociedade e da gestão pública em questões ambientais urbanas, áreas que concentram a maior parte da população.

X_SEMEARES-15.jpg

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

Durante seu discurso representando a Administração Superior da UFPI, o vice-reitor Viriato Campelo celebrou a 10ª edição do evento, destacando sua relevância na defesa das questões ambientais. “O SEMEARES acontece há uma década. Em cada edição, a Universidade se reúne com diferentes membros da sociedade para discutir temas ligados ao meio ambiente e como podemos agir para reduzir a degradação do planeta e o aquecimento global”, destacou.

X_semeares-4_1.jpg

Professora Maria Majaci Moura é a organizadora do SEMEARES

A professora Maria Majaci Moura, idealizadora do evento e homenageada na cerimônia de abertura, comemorou os 10 anos de realização do seminário e reforçou o compromisso com a sustentabilidade durante o plantio de uma árvore, símbolo do início das atividades do projeto. “O SEMEARES começou com a proposta de discutir problemas ambientais locais, problemas de Teresina. Depois, ampliamos para os problemas estaduais e, hoje, discutimos os desafios nacionais e mundiais”, explicou.

A organizadora do evento também enfatizou a importância da conscientização da comunidade sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente, para que sejam tomadas medidas adequadas em prol de um ecossistema equilibrado. “Se alguém causa um impacto ambiental, todos sentimos as consequências, como o aumento do calor”, completou.

X_semeares-3.jpg

Kayla Miquely, aluna do IFPI, participa do SEMEARES

Para Kayla Miquely, que participa do SEMEARES pela primeira vez, o evento foi uma oportunidade enriquecedora. "Estou muito ansiosa para participar das atividades do evento. São muitos minicursos e palestras com temas interessantes, e já me inscrevi em vários", relatou a estudante de graduação em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A cerimônia de abertura também contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o diretor do CTT, Jossivaldo de Carvalho Pacheco; a diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Edna Joazeiro; o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPI (PREXC), Francisco Tavares de Miranda Filho; o assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFPI (PROPESQI), Albemerc Moura de Moraes; a superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, Virgínia Tâmara Muniz Silva; a superintendente de Comunicação Social, Graciele Barroso; o representante do Centro de Ciências Agrárias (CCA), professor Lauro César Soares Feitosa; a presidente da Associação de Docentes da UFPI, professora Maria Escolástica de Moura Santos; a pró-reitora de Ensino do IFPI, Diva Amélia Bezerra Gomes; e o representante do Sest Senat, Jailson Rodrigues dos Santos.

X_semeares-5.jpg

Momento do plantio de plantas na abertura do evento

O SEMEARES é voltado para estudantes, pesquisadores de graduação e pós-graduação, e profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharias, sociologia, ciências humanas, geografia, entre outras áreas afins, além de gestores públicos e membros da sociedade civil organizada.

O evento também conta com a participação ativa dos Institutos Federais do Piauí e Maranhão, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), do Governo do Estado do Piauí e da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT).

X_SEMEARES-5_1.jpg

Professora Maria Majaci Moura interage com alunos participantes do SEMEARES

Para mais detalhes acerca da programação do seminário, clique aqui.

Acesse também o instagram @xsemeares.