Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do encontro de Academias de Letras do Piauí

UFPI participa do encontro de Academias de Letras do Piauí

Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2024, 11h27

WhatsApp_Image_2024-08-28_at_10.28.07_1.jpeg

Na foto, da esquerda para a direita, o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo; o acadêmico da APL e professor da UFPI, Fonseca Neto; e a presidente da APL, Fides Angélica Ommati

No sábado, 24 de agosto, o vice-reitor, Viriato Campelo, representou a Universidade Federal do Piauí (UFPI), durante o Encontro de Academias de Letras do Piauí, realizado na sede da Academia Piauiense de Letras (APL), em Teresina. O evento reuniu 21 entidades literárias e mais 8 entidades congêneres que participaram como ouvintes.

WhatsApp_Image_2024-08-28_at_10.28.06.jpeg

Vice-reitor Viriato Campelo representou a Universidade durante evento

O professor Viriato Campelo também é presidente da Academia de Letras do Vale do Longá, município situado a 82 km da capital piauiense. Em sua fala, ele destacou a importância do encontro como uma oportunidade para discutir estratégias e fortalecer o relacionamento entre as academias. “Durante o encontro, discutimos estratégias para fortalecer o relacionamento entre as academias, visando divulgar conhecimento e promover uma maior compreensão sobre cultura para a população. Esse foi o primeiro encontro do tipo, e foi extremamente produtivo, com todas as academias apresentando propostas para aprimorar suas atividades nas respectivas regiões onde atuam”, afirmou.

Além disso, o vice-reitor destacou que a Universidade está ativa em parcerias e convênios, liberando livros, por meio da Editora da UFPI, com o intuito de manter as bibliotecas das academias sempre atualizadas.

O coordenador do evento e também professor da UFPI, Fonseca Neto, também expressou sua satisfação com o encontro. “Estamos satisfeitos e esperançosos em dar este importante passo nos fazeres culturais organizados do Piauí”, conclui.

Na oportunidade, a iniciativa foi oficializada com a assinatura da Carta de Teresina, aprovada por aclamação de todas as representações. O documento sintetiza e projeta as ações que, em colaboração, deverão ser realizadas pelas entidades associadas.

WhatsApp_Image_2024-08-28_at_10.28.07.jpeg

*Com informações de Academia Piauiense de Letras (APL)