Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com participação da UFPI, eventos a partir de outubro marcam a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Piauí

Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 10h51

sem_título-28.jpg

Em ocasião da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na UFPI. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será realizada de 14 a 20 de outubro em todo o país. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) faz parte do grupo de instituições que organizam a programação do evento, promovendo diversas atividades.

sem_título-21.jpg

Coordenadora do evento na UFPI, professora Carla Rodarte. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Segundo a coordenadora do evento na UFPI, professora Carla Rodarte, a SNCT é extremamente relevante devido ao seu alcance e significado. “A maioria da população não tem acesso às pesquisas e inovações desenvolvidas pelas instituições brasileiras. Além disso, com a divulgação dessas iniciativas, conseguimos alcançar mais pesquisadores. Como a semana é voltada principalmente para o público jovem, podemos despertar o interesse desses jovens pela pesquisa e incentivar sua adesão aos cursos universitários. Portanto, considero de grande importância levar a ciência e a tecnologia a esses jovens, despertando seu interesse por esses temas”, enfatizou.

Em Teresina, as atividades da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia estão programadas para começar a partir de 21 de outubro, oferecendo oportunidades de interação entre a comunidade científica e o público em geral. Entre as atividades previstas, destacam-se a “Feira na Praça”, que acontecerá na Praça Rio Branco, no dia 24 de outubro, destinada à comunidade em geral e às escolas de Teresina, e o evento “Portas Abertas”, programado para o dia 13 de novembro, que consistirá na exposição de projetos de pesquisa dos pesquisadores e alunos de todos os Centros da UFPI. Além disso, ocorrerá o Workshop da Pós-Graduação em Química, de 4 a 6 de dezembro.

Além da capital, estão previstas atividades nas cidades de Bom Jesus e Parnaíba. Posteriormente, ao longo do ano de 2025, serão oferecidos cursos de capacitação sobre diversos temas.

Entre os apoiadores do evento estão a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC), a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a Secretaria de Estado de Inteligência Artificial (SIA), a Academia Brasileira de Ciências (ACIPI), o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), entre outras instituições.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Piauí proporcionará um espaço de reflexão e diálogo, reunindo a comunidade científica, professores, pesquisadores, estudantes e o público em geral. O objetivo é discutir de maneira abrangente e interdisciplinar as complexidades dos biomas do Brasil, destacando não apenas sua biodiversidade, mas também a rica diversidade cultural e os saberes acumulados ao longo de gerações pelos povos que habitam as diferentes regiões do país.