Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições para a prova teórica do Enade 2024 ocorrem até 31 de agosto

Inscrições para a prova teórica do Enade 2024 ocorrem até 31 de agosto

Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 14h46

portico copy copy copy copy copy copy copy 1

Seguem abertas até 31 de agosto as inscrições de estudantes e concluintes para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. O edital foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no dia 22 de julho. Com a publicação, foram formalizados os procedimentos, as regras e o cronograma para o Enade das Licenciaturas, que será aplicado nesta edição. As provas teóricas do Enade 2024 acontecerão no dia 24 de novembro.

Em 2024, as provas serão compostas por avaliação teórica e avaliação prática. A primeira será composta pelo cadastro e questionário do estudante e por prova composta por 64 questões, sendo 24 de múltipla escolha sobre formação geral docente e 37 sobre o componente específico, sendo que destas uma é discursiva.

Já a avaliação prática se dará durante a realização dos estágios supervisionados obrigatórios nas escolas da educação básica, com foco no período em que o estudante assume a regência da classe. Esta supervisão ocorrerá por parte de um docente da educação básica designado pela escola em que o estágio ocorre e orientado por docente da instituição de ensino superior.

A edição de 2024 avaliará licenciaturas das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

O Enade 2024 terá foco na avaliação dos cursos que formam professores para a educação básica. É importante destacar que a inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação, teórica ou prática, vinculados às áreas referidas.

DSC_0046_1_1.jpg

Procuradora Institucional da UFPI junto ao MEC, professora Edna Magalhães

Segundo a professora Edna Magalhães, procuradora institucional, o objetivo é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito de como está a formação de docentes no Brasil. “A UFPI, através dos setores responsáveis, iniciará a fase de organização, formação, preparação e acompanhamento do certame. Os coordenadores de Cursos da UFPI estão organizados a partir do Grupo Enade das Licenciaturas 2024 e estão previstas reuniões para capacitação de coordenadores de curso e professores de estágios supervisionados”, reiterou.

As principais mudanças no exame dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas das licenciaturas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes que nos conteúdos disciplinares de cada curso. Nesse contexto, além de um novo modelo de itens, o Enade contará com a avaliação anual das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios.

23a7f869-d9c1-48c3-a8e4-73f45b17c7f7.jpg

Foto: Arquivo SCS/UFPI

Veja o cronograma do Enade 2024:

• O Enade 2024 terá dois tipos de avaliação teórica e prática com um cronograma específico para cada uma delas.
  • A inscrição dos estudantes para a prova teórica deve ser realizada até 31 de agosto pelos coordenadores de curso.
  • O prazo de inscrição para o primeiro período da avaliação da prática se inicia em 16 de setembro.
  • A aplicação da prova teórica será dia 24 de novembro de 2024, às 12h com a abertura dos portões, às 13h30 início da prova e às 18h, término da prova.
  • Além do cadastro dos coordenadores de cursos e estudantes, no Enade das Licenciaturas serão inscritos os seguintes atores:
  • Orientador (docente da instituição de educação superior do aluno): responsável por acompanhar o estágio no curso de graduação do estudante, conforme o cadastro no Sistema Enade.
  • Supervisor (docente da escola de educação básica): deve atuar como avaliador externo do Inep na área de conhecimento do curso de graduação do estudante.
  • O professor supervisor preencherá um instrumento para avaliar as contribuições da etapa formativa, assim como as condições de acompanhamento do estágio. Após a conclusão da avaliação, um formulário contextual será preenchido pelo professor orientador. Todos deverão realizar capacitação on-line, disponibilizada pelo Inep.

Mais informações, acesse aqui.