Mesa de abertura do I Simpósio de Startups na Área da Saúde
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) deu início nesta segunda-feira (26) ao I Simpósio de Startups na Área da Saúde. O evento, que prossegue até esta terça-feira, 27 de agosto, atraiu acadêmicos, pesquisadores, professores, empreendedores, estudantes e funcionários da Ebserh. O objetivo do Simpósio é despertar o interesse pelo tema "Startups na Saúde", destacando o vasto potencial inexplorado de startups que podem surgir a partir de pesquisas acadêmicas, trabalhos de conclusão de curso, processos assistenciais e até mesmo de ideias de profissionais da saúde do Hospital Universitário.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
O reitor Gildásio Guedes manifestou seu entusiasmo, ressaltando o comprometimento da Universidade com o desenvolvimento de novas startups e a promoção da inovação. "O sucesso do primeiro dia do Simpósio demonstra o impacto positivo que podemos alcançar ao investir em pesquisa e empreendedorismo. Tenho certeza de que aliar a inovação ao desenvolvimento da pesquisa científica é a fórmula de sucesso para que a academia e a sociedade, em geral, saiam ganhando", afirmou.
Superintendente do HU-UFPI, Carlos Eduardo Lima
O superintendente do HU-UFPI, Carlos Eduardo Lima, reiterou o objetivo do simpósio de criar um ambiente de inovação dentro do hospital. "Estamos muito satisfeitos com o engajamento da comunidade acadêmica e com o potencial demonstrado para o desenvolvimento de startups no Piauí", declarou.
Chefe do setor de gestão, Genivaldo Victor do Nascimento
Genivaldo Victor do Nascimento, chefe do setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde do HU-UFPI, expressou sua satisfação com o início do evento. "O Simpósio foi um marco importante para nós, e esperamos que esta iniciativa continue a valorizar a inovação e promover a colaboração entre a universidade e o hospital", afirmou.
Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Jussara Valentim
A gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Jussara Valentim, em seu discurso, expressou seu entusiasmo com a realização do evento. "O simpósio superou nossas expectativas, proporcionando uma excelente oportunidade para explorar como ideias inovadoras podem surgir e impactar tanto o hospital quanto a sociedade", disse.
Felipe Roitberg, Coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh, destacou por meio de videoconferência a importância do Simpósio para a geração de conhecimento e novas oportunidades de negócios. "Estamos falando da oportunidade de criar e gerar conhecimento por meio da inovação e de eventos como este. Isso é extremamente importante para entender como inovar e empreender de forma segura e conforme as normas", comentou.
A programação do primeiro dia começou com a palestra de Fabíola Macruz, da Faculdade de Medicina da USP, que apresentou o tema "Sinergia Acadêmica e Comercial: Transformando Pesquisa em Inovações de Mercado". Ela abordou como a pesquisa acadêmica pode ser convertida em soluções inovadoras para o mercado.
Em seguida, Ismael Bastos, do Sebrae-PI, ofereceu uma visão detalhada sobre "Clínica Referência - A Jornada de Atendimento do Sebrae para o Segmento da Saúde", destacando o apoio disponível para empreendedores no setor de saúde.
O dia foi encerrado com a palestra de Ricardo Queiroz, do HU-UFPI/Ebserh, sobre "Roadmap de uma Startup: Da Ideação ao Sucesso". Ricardo compartilhou insights valiosos sobre o processo de transformação de ideias em startups bem-sucedidas.
Estiveram presentes no primeiro dia do evento o reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o superintendente do HU-UFPI, Carlos Eduardo Lima; Genivaldo Victor do Nascimento, chefe do setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde do HU-UFPI; a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Jussara Valentim; Felipe Roitberg, Coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh; além dos palestrantes e cerca de 100 participantes inscritos no Simpósio.
Confira a programação do dia 27 de agosto
- 14h30 - Mesa Redonda com Pitch de Healthtechs e Discussão com os representantes das Startups – Healthtechs do Piauí.
- 15h30 - Palestra: Caminhos para a Captação de Recursos: Editais e Financiamentos para inovação - (Sebrae-PI)
- 16h30- Palestra: Conhecendo os Editais Inova Cerrado, Startup Nordeste e Tecnova3 - Andrea Cavalcante – (Sebrae-PI)