Reitoria recebe comissão do MEC para tratativas de reconhecimento do curso de Medicina de Picos

reitoria-11.jpg

Reunião no Salão Nobre da Reitoria

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu na manhã desta segunda-feira (26), a Comissão de Acompanhamento de Escolas Médicas (CAMEM), com o objetivo de acompanhar a avaliação e o reconhecimento do curso de Medicina do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos. O resultado dessa avaliação será divulgado no mês de outubro deste ano.

Segundo o reitor Gildásio Guedes, a reunião abordou pontos importantes que serão avaliados pelo MEC. “Foi uma reunião crucial para agilizar algumas das ações propostas aqui, e esperamos que os resultados dessas conversas sejam positivos, pois essa é uma etapa fundamental para o reconhecimento do curso de Medicina de Picos”, afirmou.

reitoria.jpg

Coordenadora do curso de Medicina de Picos, Patrícia Batista

A coordenadora do curso de Medicina da UFPI, Patrícia Batista, destacou que a avaliação visa reconhecer o trabalho realizado pela Instituição na qualificação do curso. “O objetivo da reunião é discutir o reconhecimento, que é fundamental para atestar a qualidade do nosso trabalho e do corpo docente da UFPI. Estamos confiantes de que seremos bem avaliados pelo MEC”, declarou.

reitoria-4.jpg

Médica Dione Tavares é membra da CAMEM

Dione Tavares, membra da comitiva do MEC, afirmou que a Universidade tem atendido às principais demandas para o reconhecimento pelo MEC. “Viemos com o intuito de dar apoio e identificar as principais fragilidades para trabalharmos juntos, visando o reconhecimento do curso de Medicina pelo MEC”, explicou.

Para a superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorenne, a visita foi importante para discutir medidas que melhorem os serviços oferecidos à comunidade. “Vamos começar a trabalhar nos pontos discutidos nesta reunião para garantir que a UFPI seja bem avaliada pelo INEP, assegurando a qualidade na formação dos profissionais e atendendo a toda a comunidade”, disse.

O processo de reconhecimento de curso, assim como suas renovações, segue um fluxo composto por diversas etapas, incluindo a avaliação in loco, que resulta em um relatório da comissão de avaliadores. Esse relatório compara as informações apresentadas pelo curso com a realidade observada durante a visita. Dessa forma, é gerado o Conceito de Curso (CC), graduado em cinco níveis, sendo que valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

Durante o encontro, também estiveram presentes, o vice-reitor, Viriato Campelo; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Gomes; a diretora de Administração Acadêmica da PREG, Regina Torres; e Aluísio Gomes da Silva Junior, membro da Comissão de Acompanhamento de Escolas Médicas (CAMEM); e Eliana Goulajarte, membra da Comissão de Acompanhamento de Escolas Médicas (CAMEM).

reitoria-12.jpg