Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Em noite mágica, Orquestra da UFPI encanta o público no encerramento do Encontro de Cordas e Teclas

Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2024, 11h11

WhatsApp_Image_2024-08-23_at_19.53.17.jpeg

Encontro de Cordas e Teclas no Cine Teatro da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, na sexta-feira (23), o concerto de encerramento do Encontro de Cordas e Teclas do Curso de Música, no Cine Teatro. O evento, que ocorreu de forma gratuita, entre os dias 19 e 23 de agosto, foi uma iniciativa voltada para a formação técnica e artística dos estudantes de cordas friccionadas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos) e teclas (piano), proporcionando experiências enriquecedoras tanto na performance solo quanto em conjunto.

WhatsApp_Image_2024-08-23_at_19.32.21.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes, destacou a importância do evento como um marco cultural e educacional. "O Encontro de Cordas e Teclas da UFPI representa o resultado de uma luta árdua e muito bem coordenada pelo maestro Cássio Martins. Nesse sentido, a Instituição tem o dever de se inserir e apoiar ativamente iniciativas como essa, que enriquecem a cultura e fortalecem a educação. Pessoalmente, sou um grande entusiasta da música, orquestras e corais, o que reforça ainda mais nosso compromisso com essas atividades", afirmou.

Na oportunidade, ocorreu apresentação especial de uma obra para dois pianos e orquestra, além de outras peças executadas pelos participantes do encontro e pela Orquestra da UFPI. A peça para dois pianos e orquestra, intitulada "O Carnaval dos Animais”, foi interpretada pelas pianistas Bruna Vieira e Maria Célia Vieira. Composta por Camille Saint-Saëns (1835-1921) em 1886, "O Carnaval dos Animais, Grande Fantasia Zoológica" é uma obra lúdica criada para divertir os amigos do compositor durante o Carnaval. Cada movimento da peça evoca um animal diferente, como leões, galinhas e galos, mulas, tartarugas, elefantes, cangurus, aquários, entre outros.

WhatsApp_Image_2024-08-23_at_19.42.17_1.jpeg

Professor e maestro Cássio Martins conduz a Orquestra da UFPI

Coordenador do evento, o professor e maestro Cássio Martins, ressaltou a relevância das atividades pedagógicas realizadas. "Este evento teve como objetivo promover atividades artísticas e musicais, com um foco pedagógico voltado para a formação, aprimoramento e capacitação dos nossos estudantes de música e da comunidade de Teresina. Realizamos diversas oficinas, workshops, masterclasses e palestras, abordando tanto a performance quanto o ensino de instrumentos de cordas e teclas", explicou.

Além disso, o maestro Cássio Martins destacou a escolha cuidadosa do repertório durante o Encontro Cordas e Teclas, visando ser acessível e diversificado, abrangendo música latino-americana, brasileira e europeia. Ele também agradeceu o apoio da Administração Superior da UFPI e de diferentes setores, como a Superintendência de Comunicação Social (SCS), a Rádio Universitária, e o próprio curso de Música.

WhatsApp_Image_2024-08-23_at_19.42.08.jpeg

Professor Mábio Duarte

Para o docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e convidado no evento, professor Mábio Rocha Duarte, o Encontro foi um momento de grande importância. "É uma honra e um grande prazer participar do Encontro de Cordas e Teclas da Instituição. Nessa noite, o concerto de encerramento foi um momento especial, com repertório brasileiro e internacional. Este evento destaca a excelência do ensino musical na UFPI", enfatizou.

O evento foi coordenado pelos docentes Cássio Martins, Bruna Vieira e Daniela Cabezas, que, juntos, proporcionaram aos participantes uma experiência única de aprendizado e prática musical. Reunindo renomados artistas nacionais e internacionais, como Vicente Della Tonia, Mábio Duarte e Maria Célia Vieira, a iniciativa faz parte do projeto de extensão “Arte e Cultura no Campus”, também coordenado pelo professor e maestro Cássio Martins.

WhatsApp_Image_2024-08-23_at_19.42.17.jpeg