Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > ProfÁgua/UFPI inicia atividades letivas com Aula Inaugural sobre Gestão de Recursos Hídricos
Início do conteúdo da página

ProfÁgua/UFPI inicia atividades letivas com Aula Inaugural sobre Gestão de Recursos Hídricos

Imprimir
Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 17h51

WhatsApp_Image_2024-08-23_at_17.48.24.jpeg

Mesa de honra da Aula Inaugural do ProfÁgua/UFPI

Com o tema “ProfÁgua e ANA: uma parceria fortalecendo a gestão de recursos hídricos”, foi realizada na tarde desta sexta-feira, 23 de agosto, a Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Universidade Federal do Piauí (ProfÁgua/UFPI). O evento aconteceu no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) e contou com a presença de autoridades e especialistas no campo da gestão de recursos hídricos.

WhatsApp_Image_2024-08-23_at_17.48.24_2.jpeg

Coordenador do ProfÁgua/UFPI, Carlos Ernando da Silva

Em sua fala, o coordenador do ProfÁgua na UFPI, professor Carlos Ernando da Silva, destacou o impacto positivo do novo programa para a comunidade acadêmica. "O ProfÁgua visa promover o uso sustentável das águas e adota cinco instrumentos principais para a gestão dos recursos hídricos. A adesão ao programa representa um avanço significativo para nossa instituição e para a formação de profissionais qualificados", afirmou.

Ingressando na primeira turma do ProfÁgua/UFPI, o mestrando Zenon Freitas compartilhou seu entusiasmo: “O ProfÁgua é uma oportunidade valiosa para o meu desenvolvimento acadêmico e profissional. É um divisor de águas para minha carreira, e estou animado com as perspectivas que o curso oferece”, declarou.

A abertura da cerimônia incluiu palestras de duas figuras reconhecidas no setor: Vivyanne Graça Mello de Oliveira, Coordenadora de Capacitação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e Eryson Thiago do Prado Batista, Gerente de Regulação dos Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH). Ambos destacaram a relevância do ProfÁgua para a capacitação de profissionais na gestão e regulação dos recursos hídricos.

Vivyanne Graça Mello de Oliveira expressou sua satisfação com o início do programa na UFPI: “É um grande passo para a UFPI e um avanço significativo para a formação de profissionais que irão contribuir para a gestão e regulação dos recursos hídricos no Brasil,” afirmou.

Eryson Thiago do Prado Batista abordou os desafios enfrentados na gestão de recursos hídricos no estado e a importância de integrar dados e tecnologias. Ele ressaltou a relevância do ProfÁgua para enfrentar esses desafios e promover melhorias na gestão hídrica: “O programa mantém o espírito de fortalecer o conhecimento e gerar reflexão sobre a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos. Desde o início, buscamos inovar constantemente.”

WhatsApp_Image_2024-08-23_at_17.48.24_1.jpeg

Palestra de abertura “ProfÁgua e ANA: uma parceria fortalecendo a gestão de recursos hídricos”

Estiveram presentes na abertura o coordenador de Programas Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), professor Francisco de Assis de Sousa Nascimento; o coordenador do ProfÁgua, professor Carlos Ernando da Silva; a vice-coordenadora do ProfÁgua, professora Elaine Aparecida da Silva; a coordenadora de Capacitação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Vivyanne Graça Mello de Oliveira; e o Gerente de Regulação dos Recursos Hídricos da SEMARH, Eryson Thiago do Prado Batista.

WhatsApp_Image_2024-08-23_at_17.48.24_3.jpeg

Evento foi realizado no Auditório do CT/UFPI

Saiba mais sobre o ProfÁgua

A partir deste semestre, a UFPI passou a integrar o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), conforme a Resolução Nº 657 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), de 18 de abril de 2024. O ProfÁgua, vinculado ao Centro de Tecnologia da UFPI, proporcionará uma formação ampla e gratuita em gestão integrada dos recursos hídricos. O curso, com duração de 24 meses, combinará aulas presenciais e atividades de educação a distância (EaD).

Fim do conteúdo da página