Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Em Itainópolis, Liga Acadêmica do Campus de Picos realiza ações em alusão ao Agosto Dourado

Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 14h45

Pessoas sentadas ao redor de uma mesaDescrição gerada automaticamente com confiança média

Atividades aconteceram em Itainópolis com o objetivo de melhorar os indíces de amamentação

O “Agosto Dourado” é uma campanha definida pela Lei nº 13.435 de 12 de abril de 2017, que visa incentivar atividades voltadas para a divulgação de informações sobre o aleitamento materno. A campanha promove a educação em saúde, destacando a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de idade, os benefícios na prevenção de doenças através do fortalecimento do sistema imunológico do recém-nascido e os impactos positivos a longo prazo para a saúde da mãe e da criança.

No dia 19 de agosto, estudantes da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (LASFAC/CSHNB/UFPI), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itainópolis (PI) e acompanhados pela professora Patricia Fernández García, realizaram uma ação educativa no município de Itainópolis-PI com a temática “Agosto Dourado: Amamentação, proteção que vale uma vida inteira”. Durante o evento, os alunos realizaram atendimentos pré-natais com gestantes do município. Essa atividade faz parte das iniciativas da liga, que se dedica a temas prioritários da saúde na comunidade.

De acordo com o documento “Políticas Favoráveis à Família e Amamentação: um sumário de evidências” (UNICEF, 2019), apenas 40% das crianças menores de seis meses no mundo são amamentadas exclusivamente, como recomendado. Durante a ação, a LASFAC ofereceu orientações às pacientes presentes, abordando temas como a importância da amamentação para o binômio mãe-filho.

Além disso, foi realizada uma demonstração prática sobre a posição correta e a pega adequada do bebê durante o aleitamento materno. Para reforçar os conhecimentos adquiridos, os participantes da liga promoveram um jogo de “verdadeiro ou falso” com as gestantes. Com o objetivo de aumentar a acessibilidade ao atendimento das gestantes e aprimorar os conhecimentos práticos dos alunos da LASFAC, foram realizadas consultas de pré-natal.

O “Agosto Dourado” contribui para o apoio à amamentação e o desenvolvimento de profissionais de saúde capacitados para oferecer um atendimento pré-natal de qualidade. “Assim, essa ação regional desenvolvida pelas instituições garante a continuidade dos esforços para melhorar os índices de prevalência da amamentação”, destacou a professora do curso de Medicina de Picos, Patricia Fernández García.

Uma imagem contendo no interior, mesa, edifício, grupoDescrição gerada automaticamente

Estudantes da UFPI estavam sob orientação da professora Patricia Fernández García