Atividades aconteceram em Itainópolis com o objetivo de melhorar os indíces de amamentação
O “Agosto Dourado” é uma campanha definida pela Lei nº 13.435 de 12 de abril de 2017, que visa incentivar atividades voltadas para a divulgação de informações sobre o aleitamento materno. A campanha promove a educação em saúde, destacando a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de idade, os benefícios na prevenção de doenças através do fortalecimento do sistema imunológico do recém-nascido e os impactos positivos a longo prazo para a saúde da mãe e da criança.
No dia 19 de agosto, estudantes da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (LASFAC/CSHNB/UFPI), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itainópolis (PI) e acompanhados pela professora Patricia Fernández García, realizaram uma ação educativa no município de Itainópolis-PI com a temática “Agosto Dourado: Amamentação, proteção que vale uma vida inteira”. Durante o evento, os alunos realizaram atendimentos pré-natais com gestantes do município. Essa atividade faz parte das iniciativas da liga, que se dedica a temas prioritários da saúde na comunidade.
De acordo com o documento “Políticas Favoráveis à Família e Amamentação: um sumário de evidências” (UNICEF, 2019), apenas 40% das crianças menores de seis meses no mundo são amamentadas exclusivamente, como recomendado. Durante a ação, a LASFAC ofereceu orientações às pacientes presentes, abordando temas como a importância da amamentação para o binômio mãe-filho.
Além disso, foi realizada uma demonstração prática sobre a posição correta e a pega adequada do bebê durante o aleitamento materno. Para reforçar os conhecimentos adquiridos, os participantes da liga promoveram um jogo de “verdadeiro ou falso” com as gestantes. Com o objetivo de aumentar a acessibilidade ao atendimento das gestantes e aprimorar os conhecimentos práticos dos alunos da LASFAC, foram realizadas consultas de pré-natal.
O “Agosto Dourado” contribui para o apoio à amamentação e o desenvolvimento de profissionais de saúde capacitados para oferecer um atendimento pré-natal de qualidade. “Assim, essa ação regional desenvolvida pelas instituições garante a continuidade dos esforços para melhorar os índices de prevalência da amamentação”, destacou a professora do curso de Medicina de Picos, Patricia Fernández García.
Estudantes da UFPI estavam sob orientação da professora Patricia Fernández García