Solenidade na UFPI entrega cerca de 400 medalhas das Olimpíadas de Física 2024

olimpiadAmedalha-46.jpg

Cerimônia ocorreu no Auditório do CCN/UFPI

Na tarde de quinta-feira (22), no Auditório “Afonso Sena” do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (CCN/UFPI), ocorreu a premiação de cerca de 400 medalhistas da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2024 e da Olimpíada Nacional de Física das Escolas Públicas (OBFEP), tanto em nível estadual quanto nacional. Na ocasião, também foram concedidas menções honrosas às escolas públicas, gestores e professores que desempenharam papéis importantes na trajetória acadêmica dos estudantes premiados.

olimpiadAmedalha-11.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O reitor Gildásio Guedes comentou sobre os resultados obtidos pelos estudantes e destacou a satisfação da Universidade em sediar a cerimônia de entrega das medalhas da Olimpíada. “Este evento destaca a relevância da ciência e do conhecimento em nossa sociedade, e também posiciona a UFPI como um centro de excelência e incentivo ao desenvolvimento acadêmico e científico no Brasil. Ao acolher essa premiação, a UFPI se alinha com esses valores, reafirmando sua missão de ser um espaço de inovação, inclusão e incentivo ao conhecimento”, salientou.

olimpiadAmedalha-18.jpg

Diretor do CCN, Edmilson Miranda de Moura

Em nome do CCN, o professor e diretor do centro, Edmilson Miranda de Moura, ressaltou a importância de a Universidade sediar a premiação e classificou o momento como histórico. “Hoje, estamos entregando não somente medalhas a estes campeões, mas também construindo um novo mundo, mostrando a esses jovens que tudo é possível quando se tem dedicação. Daqui a alguns anos, muitos deles estarão em todas as partes do mundo, divulgando o conhecimento que adquiriram em nosso estado”, declarou.

olimpiadAmedalha-9.jpg

Coordenador estadual da OBF/OBFEP/PI e professor do curso de Física da UFPI, André Alves Lino

Segundo o coordenador estadual da OBF/OBFEP/PI e professor do curso de Física da UFPI, André Alves Lino, em 2023, cerca de 134 escolas participaram, com um total de 23.968 estudantes inscritos. “As edições da OBF e OBFEP de 2024 já estão em andamento, com a participação de 201 escolas e aproximadamente 33.000 estudantes envolvidos na absorção de conhecimento por meio dessas olimpíadas. Além disso, realizar esse projeto também significa trazer alunos do ensino fundamental e médio para o ambiente da nossa universidade, pois eles são nossos futuros estudantes e profissionais do Piauí”, acrescentou.

olimpiadAmedalha-16.jpg

Secretário de Educação do Estado, Washington Bandeira

Tomado pela nostalgia, o Secretário de Educação do Estado, Washington Bandeira, relembrou suas participações em olimpíadas durante a adolescência e reiterou a importância dessas competições na formação acadêmica e profissional dos estudantes. “Para mim, estar aqui hoje, neste mesmo lugar onde vivi momentos importantes da minha trajetória, é uma honra e uma celebração da importância da educação em transformar vidas”, compartilhou.

Medalhista de bronze, o estudante do CETI Maria Antonieta, Pedro Henrique, comentou sobre a alegria de conquistar a medalha. “Sinto-me honrado em estar presente neste espaço tão importante. Espero que esta seja a primeira conquista de muitas que estão por vir”, enfatizou.

olimpiadAmedalha-22.jpg

Discussão promovida pelo professor Helder Alexander Santos e Costa

Após as falas, foi realizada a palestra "A Física dos Buracos Negros", ministrada pelo professor Helder Alexander Santos e Costa.

A OBF teve início em 1985, no estado de São Paulo. Inicialmente restrita à região, a competição envolvia apenas alunos locais. Nos anos seguintes, a competição começou a expandir-se para estados vizinhos, como o Rio de Janeiro e algumas regiões do Sul do Brasil. No entanto, essa fase inicial de crescimento foi interrompida após quatro anos devido à falta de recursos financeiros, o que levou à paralisação do evento.

Posteriormente, o Ministério da Ciência e Tecnologia reestruturou as olimpíadas e passou a patrociná-las. Com esse apoio, a competição se expandiu para outros estados, culminando na primeira Olimpíada de Física em nível nacional em 1999.

olimpiadAmedalha-24.jpg

Confira mais fotos:

olimpiadAmedalha-45.jpg

olimpiadAmedalha-31.jpg

olimpiadAmedalha-32.jpg

olimpiadAmedalha-5.jpg