Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade na UFPI entrega cerca de 400 medalhas das Olimpíadas de Física 2024

Solenidade na UFPI entrega cerca de 400 medalhas das Olimpíadas de Física 2024

Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 11h17

olimpiadAmedalha-46.jpg

Cerimônia ocorreu no Auditório do CCN/UFPI

Na tarde de quinta-feira (22), no Auditório “Afonso Sena” do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (CCN/UFPI), ocorreu a premiação de cerca de 400 medalhistas da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2024 e da Olimpíada Nacional de Física das Escolas Públicas (OBFEP), tanto em nível estadual quanto nacional. Na ocasião, também foram concedidas menções honrosas às escolas públicas, gestores e professores que desempenharam papéis importantes na trajetória acadêmica dos estudantes premiados.

olimpiadAmedalha-11.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O reitor Gildásio Guedes comentou sobre os resultados obtidos pelos estudantes e destacou a satisfação da Universidade em sediar a cerimônia de entrega das medalhas da Olimpíada. “Este evento destaca a relevância da ciência e do conhecimento em nossa sociedade, e também posiciona a UFPI como um centro de excelência e incentivo ao desenvolvimento acadêmico e científico no Brasil. Ao acolher essa premiação, a UFPI se alinha com esses valores, reafirmando sua missão de ser um espaço de inovação, inclusão e incentivo ao conhecimento”, salientou.

olimpiadAmedalha-18.jpg

Diretor do CCN, Edmilson Miranda de Moura

Em nome do CCN, o professor e diretor do centro, Edmilson Miranda de Moura, ressaltou a importância de a Universidade sediar a premiação e classificou o momento como histórico. “Hoje, estamos entregando não somente medalhas a estes campeões, mas também construindo um novo mundo, mostrando a esses jovens que tudo é possível quando se tem dedicação. Daqui a alguns anos, muitos deles estarão em todas as partes do mundo, divulgando o conhecimento que adquiriram em nosso estado”, declarou.

olimpiadAmedalha-9.jpg

Coordenador estadual da OBF/OBFEP/PI e professor do curso de Física da UFPI, André Alves Lino

Segundo o coordenador estadual da OBF/OBFEP/PI e professor do curso de Física da UFPI, André Alves Lino, em 2023, cerca de 134 escolas participaram, com um total de 23.968 estudantes inscritos. “As edições da OBF e OBFEP de 2024 já estão em andamento, com a participação de 201 escolas e aproximadamente 33.000 estudantes envolvidos na absorção de conhecimento por meio dessas olimpíadas. Além disso, realizar esse projeto também significa trazer alunos do ensino fundamental e médio para o ambiente da nossa universidade, pois eles são nossos futuros estudantes e profissionais do Piauí”, acrescentou.

olimpiadAmedalha-16.jpg

Secretário de Educação do Estado, Washington Bandeira

Tomado pela nostalgia, o Secretário de Educação do Estado, Washington Bandeira, relembrou suas participações em olimpíadas durante a adolescência e reiterou a importância dessas competições na formação acadêmica e profissional dos estudantes. “Para mim, estar aqui hoje, neste mesmo lugar onde vivi momentos importantes da minha trajetória, é uma honra e uma celebração da importância da educação em transformar vidas”, compartilhou.

Medalhista de bronze, o estudante do CETI Maria Antonieta, Pedro Henrique, comentou sobre a alegria de conquistar a medalha. “Sinto-me honrado em estar presente neste espaço tão importante. Espero que esta seja a primeira conquista de muitas que estão por vir”, enfatizou.

olimpiadAmedalha-22.jpg

Discussão promovida pelo professor Helder Alexander Santos e Costa

Após as falas, foi realizada a palestra "A Física dos Buracos Negros", ministrada pelo professor Helder Alexander Santos e Costa.

A OBF teve início em 1985, no estado de São Paulo. Inicialmente restrita à região, a competição envolvia apenas alunos locais. Nos anos seguintes, a competição começou a expandir-se para estados vizinhos, como o Rio de Janeiro e algumas regiões do Sul do Brasil. No entanto, essa fase inicial de crescimento foi interrompida após quatro anos devido à falta de recursos financeiros, o que levou à paralisação do evento.

Posteriormente, o Ministério da Ciência e Tecnologia reestruturou as olimpíadas e passou a patrociná-las. Com esse apoio, a competição se expandiu para outros estados, culminando na primeira Olimpíada de Física em nível nacional em 1999.

olimpiadAmedalha-24.jpg

Confira mais fotos: