Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Peça "O Carnaval dos Animais” encerra na noite de hoje (23) o Encontro de Cordas e Teclas da UFPI

Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 09h21

WhatsApp_Image_2024-08-22_at_16.42.03.jpeg

Nesta sexta-feira (23), às 19h, o Encontro de Cordas e Teclas do Curso de Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizará, no Cine Teatro, o concerto de encerramento do evento. O programa da noite contará com uma apresentação especial de uma obra para dois pianos e orquestra, além de outras peças executadas pelos participantes do encontro e pela Orquestra da UFPI.

A peça para dois pianos e orquestra, intitulada "O Carnaval dos Animais”, será interpretada pelas pianistas Bruna Vieira e Maria Célia Vieira. Composta por Camille Saint-Saëns (1835-1921) em 1886, "O Carnaval dos Animais, Grande Fantasia Zoológica" é uma obra lúdica criada para divertir os amigos do compositor durante o Carnaval. Cada movimento da peça evoca um animal diferente, como leões, galinhas e galos, mulas, tartarugas, elefantes, cangurus, aquários, entre outros.

Segundo o professor e maestro Cássio Martins, o espetáculo de encerramento é essencial para reunir a família, uma vez que o destaque é o repertório voltado para o público infantil. “Será uma noite de música esplêndida, em que as cordas apresentarão um programa cuidadosamente selecionado para destacar a diversidade e a riqueza da expressão musical. Cada peça foi escolhida para levar o público em uma viagem de diferentes estilos e épocas, demonstrando uma vasta gama de emoções e técnicas. Venham conferir essa linda apresentação!”, enfatizou.

Realizado entre os dias 19 e 23 de agosto, o Encontro de Cordas e Teclas da UFPI reuniu renomados artistas nacionais e internacionais, como Vicente Della Tonia, Mábio Duarte e Maria Célia Vieira. O evento é uma iniciativa do projeto de extensão “Arte e Cultura no Campus”, coordenado pelo professor e maestro Cássio Martins.

Para a noite de encerramento, o repertório da Orquestra está dividido em duas partes:

Parte I

1. Heitor Villa-Lobos (1887-1959)  - Prelúdio da Bachiana Brasileira No. 4

Um exemplo marcante da fusão entre o estilo barroco e o folclore brasileiro, refletindo a genialidade de Villa-Lobos em integrar elementos musicais distintos.

2. Alberto Nepomuceno (1864-1920) - Serenata para Cordas e Adagio para Cordas

Serenata: Uma peça delicada e lírica, que destaca o talento de Nepomuceno na composição para cordas, evocando sentimentos de serenidade e introspecção.

Adagio: Uma obra intensa e emocional, que captura a profundidade expressiva característica das composições para cordas.

3. Gabriel Fauré (1845-1924) - Pavane, Op. 50

Uma peça elegante e refinada, representando o apogeu do estilo neoclássico francês com suas melodias suaves e melancólicas.

4. Carlos Gardel (1890-1935)  - El Día Que Me Quieras e Por Una Cabeza

El Día Que Me Quieras é um dos tangos mais emblemáticos de Gardel, combinando a paixão do tango com uma melodia romântica e nostálgica.

Por Una Cabeza é um Tango vibrante e cheio de vida, que se tornou um símbolo da cultura argentina e uma das obras mais conhecidas de Gardel.

5. Niccolò Paganini (1782-1840) - Caprice No. 24, Op. 1

Uma das peças mais desafiadoras já escrita para violino, que busca destacar o virtuosismo técnico de Paganini e servindo como inspiração para inúmeros compositores posteriores.

Parte II

Camille Saint-Saëns (1835-1921) - Carnaval dos Animais

Uma suíte divertida e imaginativa, que utiliza a orquestra para retratar diferentes animais com humor e maestria, capturando a essência do espírito lúdico e virtuoso de Saint-Saëns.

Este programa proporcionará uma jornada musical que percorre desde a riqueza cultural da América Latina até a sofisticação da música europeia, explorando diferentes estilos e emoções através das mãos de alguns dos mais renomados compositores da história.

Acesse a programação completa aqui.