Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Setor de Esportes da UFPI sediará “Festival Paralímpico Loterias Caixa” no dia 21 de setembro
Início do conteúdo da página

Setor de Esportes da UFPI sediará “Festival Paralímpico Loterias Caixa” no dia 21 de setembro

Imprimir
Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2024, 16h00

WhatsApp_Image_2024-08-19_at_14.26.26.jpeg

No dia 21 de setembro, das 9h às 12h, o Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoverá o “Festival Paralímpico Loterias Caixa”. Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento é voltado para crianças, adolescentes e jovens, com e sem deficiências, oferecendo uma experiência inclusiva e lúdica nos esportes paralímpicos. Para participar, acesse o formulário de inscrição aqui.

Segundo a chefe do Departamento de Educação Física da UFPI, professora Dionis Machado, o setor de esportes da Universidade oferece o espaço para que coordenadores do Comitê Paralímpico Brasileiro e outras associações realizem o evento com a infraestrutura necessária. “A ocasião também permite que os alunos do curso de Educação Física entrem em contato com o esporte paralímpico, agregando experiência acadêmica que se traduz em maiores competências e habilidades no mundo profissional. Especialmente para os alunos da licenciatura, o evento proporciona a oportunidade de criar estratégias para introduzir essas práticas nas escolas, contribuindo para a inclusão e o desenvolvimento do respeito às pessoas com deficiência”, destacou.

Para o organizador do Festival, Sérgio Parmezzani, Teresina é uma das cidades selecionadas para receber o evento, que ocorrerá em duas datas: 21 de setembro e 7 de dezembro. Além disso, a programação é festiva e tem como objetivo divulgar o esporte paralímpico tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público em geral. “As atividades são lúdicas e não possuem caráter competitivo. Contamos com a presença de todos para que haja uma troca de experiências e uma maior divulgação do esporte paralímpico. Na ocasião, estarão presentes voluntários, estagiários, egressos da UFPI e professores, todos reunidos para celebrar o espírito paralímpico”, frisou.

O Festival visa proporcionar aos participantes uma vivência enriquecedora em três modalidades paralímpicas: Atletismo, Parabadminton e Vôlei Sentado. Em 2024, todas as 27 unidades federativas do Brasil – 26 estados e o Distrito Federal – receberão o Festival.

Dos 121 núcleos selecionados, 39 são Centros de Referência, projeto que faz parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

Fim do conteúdo da página