Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor do curso de Geografia participa de evento internacional no Chile

Professor do curso de Geografia participa de evento internacional no Chile

Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2024, 14h29

Professor Ramundo Jucier Sousa de Assis durante apresentação de trabalho em evento no Chile

O professor Raimundo Jucier Sousa de Assis, vinculado ao Curso de Licenciatura em Geografia e aos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI), participou do “Encuentro Internacional – El espacio como negación del tiempo en la crisis del capital”, realizado entre os dias 12 e 14 de agosto na Universidade Silva Henríquez, em Santiago, Chile. O evento reuniu pesquisadores do Chile, Argentina, Brasil, Itália e Portugal, abrangendo profissionais de diversas áreas, como cientistas políticos, geógrafos, internacionalistas, filósofos, historiadores, entre outros.

Durante o evento, o professor Raimundo Jucier apresentou, na mesa-redonda “Geopolítica, territorios y espacializaciones de la crisis”, as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Geopolítica e Estudos Territoriais (GEOPOL - CCHL/UFPI). As pesquisas abordam as relações entre as crises do capitalismo e o processo de expansão geográfica do capital nos territórios, com destaque para as interpretações que o GEOPOL vem realizando a partir dos textos teóricos do geógrafo David Harvey.

Segundo o professor, o Encontro proporcionou um debate profundo sobre as interpretações da crítica da economia política, com o objetivo de compreender a realidade internacional, especialmente no sul global, em tempos de crises de excedentes de capital e de trabalho. “O evento superou as expectativas produtivistas, e além da publicação de um livro com todas as conferências, mesas-redondas e demais comunicações – ou seja, um livro com textos internacionais inéditos –, o encontro também abriu espaço para a construção de convênios entre as universidades presentes, incluindo instituições do Brasil e de outros países, com a Universidade Silva Henríquez, de Santiago, Chile”, destacou.

Professor da UFPI em reunião de grupos de pesquisa