Cerimônia de premiação ocorreu no Centro de Convenções, em Teresina (PI)
Em uma tarde marcada por fortes emoções e pelo orgulho da representatividade piauiense no âmbito acadêmico, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), realizaram a solenidade de premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento aconteceu no Centro de Convenções de Teresina (PI), nessa segunda-feira (19). Este ano, a competição entregou 555 medalhas para estudantes das rede municipal, estadual, federal e particular, sendo 138 conquistadas em nível nacional. Dentre essas, 12 medalhas de ouro foram alcançadas por estudantes piauienses, um feito que coloca o Estado em destaque no cenário nacional.
Apresentação musical inicia evento
A abertura da solenidade foi comandada pela Banda Fanfarra, formada por estudantes do Liceu Piauiense. Seguidamente, os músicos da UFPI, Carlos e Luciano, apresentaram um show com músicas clássicas piauienses, harmonizadas ao som de violino e piano.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
Em seu pronunciamento, o reitor Gilsádio Guedes destacou a influência do Piauí na realização da Olimpíada. “É um orgulho para a Universidade fazer-se presente não somente hoje, mas em toda a construção e caminho da OBMEP. É uma modalidade que surgiu, praticamente, no Piauí e serviu de exemplo para todo o Brasil. Nós fazemos parte diretamente desta história”, frisou.
Professor Jefferson Cruz dos Santos Leite
O coordenador regional da OBMEP e professor do Departamento de Matemática da UFPI, Jefferson Cruz dos Santos Leite, reiterou o orgulho dos resultados da Olimpíada e pontuou a importância dela na construção acadêmica e profissional dos estudantes. “Queremos que os discentes usem o conhecimento científico para alcançar seus melhores resultados em qualquer área que escolherem. É um grande orgulho para o Estado ver o crescimento desses jovens talentos. No Departamento de Matemática da UFPI, por exemplo, temos quatro professores que participaram da OBMEP, e muitos ex-medalhistas hoje são profissionais de destaque em diversas áreas”, enfatizou.
Solicitando uma salva de palmas, o Secretário de Educação do Estado, Washington Bandeira, dedicou seu discurso à valorização e reconhecimento dos gestores e profissionais que compõem a educação pública no Piauí. “Hoje, o mérito também deve ser dado a todos que têm a educação como prioridade, porque sabem que a educação é o maior indutor de transformação social. É uma ferramenta sólida e consistente, e a maior prova disso é o resultado da OBMEP 2024”, afirmou.
Estudante da rede pública medalhista, Rihanna Maria
“É uma sensação de felicidade indescritível estar aqui hoje. É gratificante ver o nosso esforço ser reconhecido, que tem gerado ótimos frutos e muitas oportunidades. A OBMEP permite que a matemática seja trabalhada de uma forma divertida e dinâmica. Eu pretendo ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Olimpíada vai me ajudar bastante, como já tem ajudado”, compartilhou a medalhista Rihanna Maria, estudante do 9° do Ensino Fundamental, natural de Piripiri (PI).
Também estiveram presentes no evento: o coordenador regional da OBMEP, Edmilson Miranda de Moura; a Superintendente de Ensino da SEDUC, Viviane Paria; o Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jogos e Adultos, Paulo Henrique Pinheiro; a Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da SEDUC, Viviane Carvalho; O diretor científico da FAPEPI, Pedro Antonio Soares Júnior e o estudante medalhista nacional de ouro na OBMEP, Gleison Fernandes Machado, além de prefeitos, secretários municipais de educação, gerentes regionais de educação, gestores escolares, equipes pedagógicas, professores e familiares.
A OBMEP é a principal competição científica do Brasil, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC). A competição é dividida em três categorias: o nível 1, direcionado aos estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; o nível 2, para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e o nível 3, destinado aos estudantes de todas as séries do Ensino Médio.
Confira mais fotos: