Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Workshop de alunos do CTT/UFPI promove educação ambiental

Workshop de alunos do CTT/UFPI promove educação ambiental

Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2024, 15h33

workshop_ctt-14.jpg

Um dos pontos de apresentação da exposição.

Em um contexto de ebulição global e desastres naturais cada vez mais constantes, a educação voltada para o olhar ambiental e da sustentabilidade se torna ainda mais necessária no cotidiano de todos. Com isso em vista, na manhã desta quinta-feira (15), os alunos do Curso Técnico de Agropecuária do Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI) realizaram a 9ª exposição dedicada à Educação Ambiental. Organizado pela professora Maria Majaci Moura, o evento tratou de temas como saúde, uso de agrotóxicos e tratamento do lixo.

workshop_ctt-5.jpg

Antônia Brenda e Bruna Kaila, estudantes do CTT.

Antônia Brenda, discente do segundo ano do curso técnico, está animada com a exposição. “Eu fiquei com a apicultura, que é uma disciplina que está incluída no ensino técnico em agropecuária, então, para mim, está sendo muito legal, a gente está adquirindo conhecimento e, além disso, estamos descobrindo novas coisas, novos horizontes”, declarou.

Bruna Kaila, aluna do quinto ano concomitante do curso, é uma das outras discentes responsáveis pelo tema de apicultura no workshop e disse estar feliz com a nova experiência. “A gente nunca tinha feito alguma apresentação sobre isso e, aos poucos, a gente vem estudando e aprendendo várias coisas novas. Está sendo muito legal aprender muito mais sobre as abelhas e a área”, inferiu.

workshop_ctt-12.jpg

Luanda Lorena da Silva Lima, estudante do CTT.

A estudante Luanda Lorena da Silva Lima participou da exposição no ano anterior com a mesma temática do workshop atual: defensivos agrícolas e os malefícios que podem causar para a saúde da população. “Dados do Ministério da Saúde afirmam que mais de 26 mil brasileiros se intoxicaram e, pelo menos, 1.824 pessoas morreram a decorrência de agrotóxicos. A OMS fez uma pesquisa que interligou o uso de defensivos com algumas doenças, como a leucemia e outros tipos de câncer, lesões no fígado e problemas mentais”, elucidou.

workshop_ctt-11.jpg

Maria Majaci Moura, professora do CTT.

Para a professora Maria Majaci Moura, os resultados das exposições têm sido favoráveis para a comunidade. “A gente tem percebido que esse impacto positivo se dá diretamente junto à família desses alunos. Os pais falam que a vida deles mudou conforme a opinião dos próprios filhos, mudando o ambiente em que eles moram. Eles estão procurando manter um ambiente mais sustentável, consumindo menos, produzindo mais, principalmente, material orgânico e agroecológico, e isso é oriundo da educação que tiveram aqui no CTT”, concluiu.

workshop_ctt-6.jpg

workshop_ctt-13.jpg