Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI contempla estudantes com Kits Odontológicos que beneficiarão atividades práticas dentro do curso

Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2024, 10h00

14082024-DSC_0059_copy.jpg

Em solenidade realizada na manhã da última quarta-feira (14) no Salão Nobre da Reitoria, o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, realizou a entrega de Kits Odontológicos para estudantes da graduação em Odontologia. A iniciativa é uma ação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), e visa auxiliar os estudantes no desempenho de atividades práticas que são realizadas no decorrer do curso.

Na ocasião, seis alunos foram selecionados por meio de inscrições em edital para receberem os kits, sendo estes compostos por instrumentos que serão de grande importância para a formação, permanência e conclusão do curso por parte desses alunos. Segundo o Reitor, Gildásio Guedes, é um momento que deixa em evidência o cuidado da instituição com seus discentes e enfatiza que todos os inscritos foram contemplados. “São seis kits, cada um no valor de R$5.000. É um investimento que pode ser pouco para alguns mas é muito para muitos alunos. Devemos frisar também que todos que se inscreveram foram contemplados”, afirma.

14082024-DSC_0042.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

A Coordenadora do curso de Odontologia, Karla Rovaris da Silva, destaca a necessidade de permanência desse tipo de auxílio para os estudantes do curso. “Temos um alunado muito heterogêneo na questão socioeconômica, então esse e qualquer outro tipo de auxílio que eles recebem os deixa na condição de aprender no mesmo nível que outras pessoas que são mais favorecidas. O kit em si são instrumentos odontológicos que eles recebem logo no começo do curso para iniciar suas práticas, então, a falta disso impossibilita muitos deles a continuarem no curso. A UFPI é uma das poucas federais que tem esse tipo de auxílio, agradecemos a Reitoria, e a PRAEC pela continuação desse benefício, pois eu sei que perante esses esforços que estão existindo para a educação, permanecer com o que já existia é um desafio”, conclui.

14082024-DSC_0040.jpg

Coordenadora do curso de Odontologia, Karla Rovaris da Silva

Um dos alunos contemplados, Gabriel Cardoso, comenta sobre a importância da entrega dos kits no auxílio aos estudantes. “Todos aqui realmente precisam muito, têm suas dificuldades, suas impercíduas e realidades financeiras bem diferentes, mas todos somam nesse mesmo final. Esse kit ajuda, ele é importante para a nossa formação, é importante para a nossa orientação, para que a gente venha conseguir alcançar o nosso diploma, crescer dentro das disciplinas e nos aperfeiçoar cada vez mais em habilidades. Se não tivermos utensílios, se não tivermos material, não conseguimos nos formar, não conseguimos nos tornar profissionais adequados e nem nos encontrar dentro do curso sem uma parte prática. Então, esse kit vai nos ajudar na nossa formação enquanto pessoas, enquanto profissionais, e também a concluir um sonho que é o ensino superior”, diz.

Na ocasião, também estiveram presentes as odontólogas da PRAEC, Jessa Alcobaça e Thaís Torres; além de outros estudantes beneficiados do curso de Odontologia da UFPI.

14082024-DSC_0069.jpg

14082024-DSC_0053.jpg