Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula prática da disciplina de Apicultura do CTF trata da importância do manejo do mel

Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2024, 14h52

WhatsApp_Image_2024-08-14_at_11.15.26.jpeg

Professor Laurielson Chaves acompanhado de alunos do curso

Na manhã desta quarta-feira (14/8), a disciplina de Apicultura do Curso de Agropecuária do Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (UFPI) encerrou suas atividades com uma aula prática na fazenda experimental localizada na instituição. Na oportunidade, os alunos aprofundaram-se nos procedimentos de envase e rotulagem do mel. Além disso, os estudantes com os melhores desempenhos foram agraciados com livros da matéria e bisnagas de mel.

WhatsApp_Image_2024-08-14_at_11.15.24.jpeg

Estudantes em aula prática de Apicultura

“Na disciplina de Apicultura a gente fez todas as etapas, desde criar, montar o apiário, manejar e colher o mel”, declarou o professor que ministra a disciplina, Laurielson Chaves. Para ele, os alunos tiveram a oportunidade de finalizar a matéria com chave de ouro, integrando processos e entendendo a importância de cada um deles.“A gente fez também o custo de produção, pois também sou professor da disciplina de planejamento em projetos agropecuários. Então, a gente fez o cálculo do custo, estudamos a questão da embalagem bonita, que chama a atenção do consumidor e agrega valor ao mel”, disse.

A estudante Anna Beatryz destaca os conhecimentos adquiridos no curso, como a importância do envase adequado para preservar as características do mel e assegurar que o produto chegue ao consumidor em sua melhor forma. Além disso, enfatiza que a embalagem correta e bem vedada é crucial para a conservação do sabor, aroma e nutrientes do mel, entregando um produto de alta qualidade ao consumidor. “A prática da colheita nos proporcionou valiosos conhecimentos e uma compreensão mais profunda sobre o aprendizado prático em apicultura. Além disso, tivemos a oportunidade de realizar o processo de envase, fundamental para garantir a qualidade, a segurança e a durabilidade do mel”, frisou.

WhatsApp_Image_2024-08-14_at_11.15.22.jpeg

Produção de mel realizado pelos alunos

Isaías Gabriel é aluno do terceiro ano do ensino médio e cursa o quarto módulo do curso técnico em agropecuária. Ele destaca que foi surpreendido por diversos aprendizados que não imaginava adquirir ao iniciar os estudos. “Sendo filho de um apicultor, pude me aprofundar em temas que abrangem desde o surgimento da apicultura no Brasil, e especificamente no Piauí, até as técnicas e conhecimentos necessários para exercer essa atividade de maneira correta, ecológica e, principalmente, lucrativa. Compreendendo a importância desses conhecimentos, me dediquei cada vez mais à disciplina, certo de que não apenas aprenderia o suficiente para, no futuro, empreender no setor, mas também para prestar assistência técnica ao meu pai”, enfatizou.